Maria Botelho Moniz começou o extra desta segunda-feira, 21 de setembro, com uma nova polémica. Andreia, uma das concorrentes do reality show, proferiu um expressão que está a ser conotada como racista. Slávia, concorrente da edição passada, esteve presente para comentar o assunto.
«Já se fala em racismo nesta edição do Big Brother. Andreia utiliza a expressão catinga referindo-se ao suor e sem maldade, mas em conversa com Zena e Sandra acaba por dizer: Os Blacks é que cheiram a catinga», começa por dizer a apresentadora.
«Então não sou a única a dizer isso, estavam-me a dizer que era madeirense…», responde Zena.
«Catinga não é madeirense, é africano. Os blacks é que cheiram a catinga!», disse a ex-campeã Nacional de Danças de Salão.
Slávia interveio. «O problema está no facto de a Andreia precisar de um bocadinho mais de informação, porque se catinga é um odor que o corpo emana… todos nós cheiramos», explicou. «A frase está errada. Utilizou num contexto errado também. Diria até que relativamente tendencioso.»
«Esta situação é má, mas é boa. Há necessidade de reeducar umas pessoas e de educar as outras», remata. «A palavra catinga não é específica de uma comunidade ou pessoa, todos nós podemos cheirar a catinga».
De acordo com a definição que vem no dicionário de Língua Portuguesa, entende-se por catinga um «cheiro desagradável, nauseante» ou «transpiração mal-cheirosa».
Texto: Joana Dantas Rebelo, Fotos: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram