Hélder sugeriu que o grupo dos Sensatos combinou nomeações durante o Big Brother 2020 e Diogo fez dois esclarecimentos que o deixaram sem reação. Depois, foi a vez de Soraia se passar com o colega.
O Big Brother propôs aos habitantes da casa mais vigiada do País (os seis finalistas mais Daniel Monteiro e Hélder, os ex-concorrentes que voltaram à mansão para lutar por uma viagem à Madeira) a que cada um definisse o seu grupo de finalistas de eleição, ou seja, os participantes e ex-participantes com quem sentem ou sentiram uma maior afinidade. A tarefa, claro, deu azo a uma acesa troca de ideias.
Chegada a vez de Soraia, a jovem do Seixal elegeu os Sensatos, uma denominação que foi dada por vários utilizadores do Twitter ao grupo composto pela própria, Ana Catharina, Daniel Guerreiro, Diogo e Noélia. Mas houve quem se sentisse incomodado com isso.
Daniel Monteiro reagiu: «Houve logo dois grupos no início. Provavelmente, os Sensatos foram os primeiros. Não foi dado nenhum nome, mas as pessoas lá fora repararam nisso e então deram-lhes um nome. Os Kamikaze só foram ‘criados’… Apenas havia afinidade. Mas esse grupo, se calhar, foi criado porque reparámos que já havia um grupo na casa.»
«Sabes o que me está a doer? Está a doer-me o cotovelo agora…», chegou a dizer Hélder para Daniel Monteiro, como uma provocação para os ‘rivais’. Noélia sentiu-se atingida. «Mas porquê, Hélder?», questionou. «Acho que há muita gente que tem dor de cotovelo quando vê um grupo em que há mais afeto, amizade e há mais convívio», respondeu-lhe o metrossexual.
Hélder chegou mesmo a sugerir que os Sensatos fizeram «joguinhos» nas costas dos restantes concorrentes. «Chegámos a pensar que vocês estavam ali, às vezes, a pensar: ‘Ora bem, quem vamos nomear agora?’», atirou. Soraia apressou-se a negar: «Não!»
Diogo tomou a palavra. «Gostava de esclarecer ao público em geral duas coisas. A primeira é que o Big Brother é uma personagem e nunca ouvi essa personagem a criar nada nesta casa, senão direcionar-nos. O outro esclarecimento é que eu sempre vi e sempre respeitei as regras deste programa e uma das regras fundamentais deste programa é que não se combinam nomeações. Quando vocês ou alguém diz que há joguinhos ou que há conversinhas, agrupamentos, para combinar o que quer que seja para nomear outros… Uma das regras que alicerçam estes programas é que é extremamente proibido falar sobre nomeações e o que quer que seja em torno das nomeações. São só estas duas coisas que gostaria deixar muito claro sobre o Big Brother», disse o especialista em Marketing Digital.
Hélder ficou sem resposta, mas Daniel Monteiro ainda atirou algumas farpas, depois de ter sido questionado pelo soberano sobre a razão pela qual estava a sorrir. «Porque sim. Não é preciso reunir-se para combinar estratégias neste tipo de jogo. Basta contar. Nós nomeámos no sofá, cara a cara…», insinuou.
Soraia diz ‘basta’ a Hélder
Depois, foi a vez de Hélder fazer o mesmo exercício e o seu grupo de finalistas de eleição era composto essencialmente por elementos do grupo Kamikaze. Mas o convidado voltou a falar sobre o afastamento de Diogo e Soraia, por quem, no início do programa, admitiu estar interessado.
A jovem fartou-se e levantou-se do sofá. «Ai, vou à casa de banho. Desculpe lá…», atirou. O Big Brother questionou-a sobre a sua reação e ela justificou-se: «Ó Big, então eu estou a tentar explicar que fiz ali uma brincadeira, que gostava muito das pessoas que eu pus ali e ele agora está a levar para conversas de nomeações, o que nunca houve. Está a levar outra vez para a questão de estar ou não apaixonado por mim… Eu realmente não percebo o que isso tem a ver.»
Ana Catharina, Diogo, Iury, Noélia, Sandrina e Soraia são os seis concorrentes que estão a lutar pelo prémio final de 50 mil euros. O vencedor do Big Brother 2020 será conhecido já no próximo domingo.
Texto: Dúlio Silva; Fotografias: reprodução TVI
Siga a Revista VIP no Instagram