Bernardina Brito
Mãe perde 22 quilos em quatro meses para evitar AVC

Nacional

Bernardina Brito incentivou a mãe a fazer dieta devido ao grave estado de saúde. Rosa Branca pesava mais de 120 quilos

Ter, 18/02/2020 - 20:00

 

Bernardina Brito aliou a perda de peso a uma oportunidade de negócio. A ex-concorrente da quarta edição da Casa dos Segredos tem deixado os fãs impressionados com os 15 quilos que perdeu nos últimos dois anos. Agora é ela quem ajuda outras pessoas a emagrecer. E a sua mãe foi a mais recente «vítima».

Durante a festa do 5.º aniversário do filho Kévim, Bibi, como é tratada carinhosamente, confessou à VIP que decidiu incentivar Rosa Branca a perder peso, porque o seu estado de saúde era «preocupante». «A minha mãe está uma mulher nova! E eu estou muito orgulhosa. Senti necessidade de ajudá-la, não só pelo aspeto físico, mas principalmente pela sua saúde. Já estava a ficar muito debilitada e podia dar-lhe alguma coisa a qualquer momento e não resistir a um ataque cardíaco ou AVC», referiu Bernardina.

«Ela também o fez pelos netos. A minha mãe queria melhorar a autoestima, mas também quer acompanhar o crescimento dos netos… Foi isso que lhe deu força a iniciar a dieta», contou.

Os problemas de saúde

Rosa Branca confessa que não se cansa de agradecer à filha. «Ela andava a chatear-me há imenso tempo. Mas eu sempre gostei de comer bem e achava que não conseguia desabituar-me ao meu tipo de alimentação aos 60 anos. Se fosse jovem… Agora na minha idade era complicado. Houve um dia que se fez luz. Vim passar uns dias a Lisboa com a minha filha e estava mesmo numa fase péssima… Andava muito cansada, dava dois passos e tinha de parar», recorda.

Nessa altura, Rosa Branca pesava mais de 120 quilos e o médico já andava a pressioná-la para perder peso. «Já há 10 anos tinha feito um tratamento para pôr um bypass. Mas devido à bactéria que tenho no estômago (ela adormece, não morre), não posso ser operada porque posso lá ficar. Aquilo, para mim, foi um choque naquela altura, fartei-me de chorar! Foi aí que decidi aventurar-me e começar a dieta. Falei com a minha filha e a minha vida mudou», contou.

Foi a 23 de setembro que Rosa Branca começou a dieta. «Nunca mais me esqueço, foi no Dia dos Filhos que comecei. A Bibi vira-se para mim e diz: ‘Oh mãe, pensa nos teus netos…’ E aquilo bateu-me forte cá dentro de uma maneira! Comecei logo e nunca mais parei.»

Perdeu 22 quilos em quatro meses

Os novos hábitos alimentares foram introduzidos no dia-a-dia de Rosa Branca e em apenas quatro meses perdeu 22 quilos. Hoje em dia assume-se uma «nova mulher». «Antes eu já estaria aqui a penicar aqui ou ali e a comer porcarias. Agora aguento-me bem, porque nem sequer tenho vontade. Bebo os meus batidos, os meus chás e como normalmente. Reduzi os hidratos, como muita fruta, carne branca, legumes e peixe… Como muito bem, mas menos quantidade», explica aquela que se sente «saciada» com a nova alimentação.

«O meu objetivo era chegar aos dois dígitos até ao natal, mas não consegui. A minha filha, que tem sido incansável, dizia-me para não perder a esperança, dava-me muita força e pouco tempo depois consegui!»

«Tive de comprar roupa nova»

Ao perder 22 quilos em tão pouco tempo, Rosa Branca viu-se obrigada a renovar o seu guarda-roupa. «Mudei tudo! Tive de comprar roupa nova, sapatos novos… tudo! Agora visto vestidinhos, sapatos confortáveis e bonitos… Até o meu marido me elogia! Quem me conhece, quando me vê nem quer acreditar como é que eu consegui nestes meses. O segredo? Muita força de vontade!», rematou.

«Sinto-me uma pessoa nova, uma pessoa saudável, mais ágil e com a auto-estima lá em cima»

No programa A Tarde É Sua desta terça-feira (dia 18) Rosa Branca mostrou-se uma mulher nova, mais magra e principalmente uma mulher mais feliz e esperançosa com a vida. A Fátima Lopes não escondeu a emoção e revelou a sua mais recente conquista: perdeu até agora 33 quilos. 

«Sinto-me uma pessoa nova, uma pessoa saudável, mais ágil e com a auto-estima lá em cima», começou por desvendar, com um sorriso no rosto a mulher que, na altura, antes de iniciar a dieta, tinha várias limitações.

«Dormia muito mal, tinha dificuldade em respirar… De madrugada sentava-me um bocadinho na cama porque não conseguia dormir com falta de ar. Subir as escadas também era complicado… Calçar… Era muito complicado», recordou. 

«Estava tudo errado. Não conseguia pegar nos meus netos ao colo. O Kévin às vezes pedia e eu dizia-lhe: ‘a avó não pode pegar’. Não tinha força. Tinha dores nas costas. Tinha peso a mais e isso limitava-me em tudo. O fundo do poço via-se cada vez mais. Mesmo psicologicamente eu já não aguentava », contou, referindo ainda que não tinha grande esperança de vida. «Sentia que ia embora?», questionou Fátima Lopes. «Sentia», respondeu, triste.  

Rosa Branca confessa que não se cansa de agradecer à filha e refere que terá sido uma pergunta feita por Bernardina que a fez ‘acordar’. «Queres ver os teus netos crescer?», terá dito Bibi. Perante a questão, Rosa pegou em todas as suas forças e iniciou a luta. 

Os novos hábitos alimentares foram introduzidos no dia-a-dia de Rosa Branca e os resultados são bem visíveis. A mulher que vestia o número 64 desceu 12 tamanho (52) e passou do 42 para o 38 no que diz respeito ao calçado. Resultados inéditos que levam Bernardina a garantir que «foi a pessoa que perdeu mais peso até agora.»

Texto: Filipa Rosa e Márcia Alves; Fotos: Zito Colaço 

Siga a Revista VIP no Instagram