Bento Rodrigues abriu o Primeiro Jornal, da SIC, desta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, bem ao seu jeito: com um discurso inspirador. A temática foi o assunto do momento: Mousa Marega, jogador do FC Porto, que abandou o relvado do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, depois de ter sido alvo de insultos racistas por parte de adeptos do clube da «cidade berço».
«O rosto do caráter, da coragem e da lucidez»
O relógio marcava 13 horas quando o jornalista surgiu na antena de Paço de Arcos, com uma imagem do futebolista como pano de fundo. «Começamos este jornal com o rosto do caráter, da coragem e da lucidez», afirmou o pivô, para logo depois justificar cada uma das características que atribui ao avançado maliano.
«A coragem de ser o primeiro futebolista em Portugal e um dos poucos no Mundo a abandonar um jogo depois de ouvir insultos racistas. O caráter de desafiar os que o tentaram travar sem perceberem que já não era sobre um jogo de futebol nem sobre o resultado, mas sobre o que nos define enquanto civilização. A lucidez de saber que este é o momento que define um homem, que esta atitude vai muito para lá do estádio, que tem impacto nas ruas, nos bairros, nas vidas dos que sofrem insultos racistas todos os dias», elencou.
«Agora, a notícia», terminou Bento Rodrigues, colocando uma barreira entre as suas convicções e o que é, de facto, a notícia.
E assim foi, com a SIC a difundir imagens da Sport TV nas quais se podem ouvir os ataques de índole racista com os quais Moussa Marega foi atacado durante a partida.
Logo depois deste momento, a rede social Twitter encheu-se de elogios à iniciativa de Bento Rodrigues em representação da SIC. O músico Miguel Guedes, adepto dos portistas, assinou um dos muitos. «Muito bem, Bento Rodrigues», escreveu.
Veja aqui o momento:
Texto: Dúlio Silva; Fotos: DR
Siga a Revista VIP no Instagram