Holanda está de luto! Esta sexta-feira, dia 6 de agosto, a casa real holandesa anunciou a morte de Cristina da Holanda, a irmã mais nova da princesa Beatriz, vítima de um cancro nos ossos. A tia do rei Willem Alexander, lutava contra a doença há mais de um ano e acabou por falecer, aos 72 anos, no Palácio de Noordeinde, em Haia.
Depois da morte trágica do filho, o príncipe Friso, aos 44 anos, num acidente de esqui em 2013, a princesa Beatriz, de 81 anos, chora agora a morte da irmã mais nova que não conseguiu resistir à doença que a obrigou a fazer vários tratamentos, mas sem sucesso.
A notícia da morte de Cristina surpreendeu Willem e Maxima, os reis da Holanda, que passavam férias em Peloponeso, na Grécia. Os reis devem regressar o quanto antes para os Países Baixos para estarem presentes nas cerimónias fúnebres, que serão realizadas no Fagel Dome, no Palácio de Noordeinde. À partida, as cerimónias serão particulares, mas ainda não se sabe se o funeral será público, para que os holandeses se possam despedir da irmã da princesa Beatriz.
Cristina da Holanda era a mais nova dos quatro filhos da rainha Juliana e do príncipe Bernardo. Praticamente cega desde a nascença, a irmã mais nova da princesa Beatriz tinha um grande talento para a música e chegou mesmo a gravar alguns álbuns. Foi ela quem cantou nas cerimónias fúnebres dos pais.
A tia de Willem Alexander foi também uma das mulheres mais polémicas da Casa Real holandesa ao renunciar à sua herança real quando se casou com Jorge Pérez Y Guillermo, um exilado cubano. O casal acabou por se divorciar em 1996, mas juntos tiveram três filhos: Bernardo, de 42 anos, Nicolás, de 40, e Juliana, de 37.
Texto: Redação Win; Conteúdos Digitais
Siga a Revista VIP no Instagram