A atriz Bárbara Norton de Matos, de 41 anos, conta que foi vítima de assédio sexual no início da sua carreira e por parte de um superior hierárquico.
“Já me aconteceu a mim, mas há sempre a opção de dizer que não e resolver as coisas de outra maneira”, começou por dizer à Nova Gente.“Por acaso, não fiquei sem trabalhar, mas podia ter ficado. Eu era muito mais nova, estava no princípio, por isso, é uma situação muito delicada, muito complicada”, acrescentou.
“Mostrei que fiquei ofendida”, Bárbara Norton de Matos
Perante o crime a que foi alvo, Bárbara Norton de Matos confessou que a sua reação foi imediata e, em sua defesa recorreu a uma comunicação verbal mais brusca. “Fui um bocadinho agressiva na forma como falei. Fiquei ofendida, mostrei que fiquei ofendida e pensei ‘nunca mais vou trabalhar na vida’, mas as coisas não foram assim, graças a Deus”, recordou.
A atriz de “Amor Amor”, em exibição na SIC, alertou para a importância de falar sobre o assunto. “Não acredito que as coisas vão mudar muito porque vai sempre acontecer isso. Agora, as pessoas têm de manter uma postura firme. Acho que não é decisivo. Se a pessoa disser que não, fizer mesmo finca-pé e for mesmo muito radical, corre o risco, mas fica muito mais descansada, porque não acontece tão cedo, não acontece porque as coisas depois espalham-se”, rematou.
Várias caras da televisão portuguesa e outras figuras públicas têm tornado público os seus casos de assédio sexual, depois do grave testemunho de Sofia Arruda no “Alta Definição”, da SIC. Nomes como Catarina Furtado, Carolina Deslandes, Inês Simões, Mariza Liz, Cláudia Chéu, entre outros, aderiram ao movimento de denúncia deste tipo de crime.
Texto: Carolina Sousa com Patícia Branco Correia e Tiago Simões; Fotos: Redes Socias
Siga a Revista VIP no Instagram