Bárbara Guimarães
O drama do cancro: descobriu a doença por e-mail e escondeu careca da filha

Nacional

Bárbara Guimarães conta como descobriu que tinha um cancro de mama. A apresentadora da SIC revela que os filhos foram com ela ao IPO às sessões de quimioterapia.

Seg, 09/03/2020 - 12:45

 

Bárbara Guimarães recebeu a notícia de que tinha cancro de mama através de um e-mail. Além disso, a apresentadora escondeu da filha que estava careca, até ao dia em que Carlota a apanhou sem peruca. Estas revelações foram feitas por Bárbara Guimarães a Daniel Oliveira, no programa Alta Definição

Na entrevista, a estrela da SIC começou por contar como recebeu a devastadora notícia de que estava doente em 2018.

«Fui apanhada de surpresa no meu e-mail, sozinha em casa. Recebi o resultado da biópsia e leio ‘carcinoma invasivo’. Só pensei: ‘Eu tenho um cancro… e deve ser mau porque é invasivo’, confessou para depois dizer que nunca pensou que «isto podia acontecer.»

«Sentia um carocinho e achei que tinha que fazer exames»

A primeira pessoa que soube da notícia que abalou a vida da apresentadora, de 46 anos, foi a sua mãe e rapidamente começaram juntas a procurar um médico para a acompanhar.

«Tinha a expectativa de passar o verão com os meus filhos. Mas fui logo operada. Os meus filhos foram de férias para casa do pai e quando me despedi, a 15 de agosto [o dia antes da operação] tive de respirar fundo. Só pensava no dia de amanhã», disse.

Foi a descoberta de um caroço que levou Bárbara Guimarães a querer fazer exames: «Sentia um carocinho e achei que tinha que fazer aqueles exames que já não fazia há muito tempo. Já ia com a sensação que algo não estava bem comigo.»

«Pensei: ‘Vou morrer’. Aí fiz o testamento»

Os tratamentos para o cancro da mama, contra o qual luta há mais de um ano, continuam e a comunicadora mantém-se confiante na vitória. No entanto, essa confiança nem sempre existiu. Bárbara confessou ter feito um testamento na altura em que lhe foi diagnosticado o cancro.

«Cai-te o mundo quando ouves assim: ‘Tenho uma má notícia’. Isto pode ser um linfoma, pode ser…. E eu há duas semanas e tal internada no hospital. Pensei: ‘Não. Eu vou morrer, vou morrer’. E tu aí pensas logo neles [nos filhos Dinis Maria, de 16 anos, e Carlota, de nove]. Eu preciso de lhes dar qualidade, tempo. Se eu não estiver aqui, como é que vai ser? Aí pensei e fiz um testamento.»

Seguiram-se seis meses de quimioterapia e dois meses de radioterapia. Os tratamentos deixaram Bárbara Guimarães muito debilitada e começou a cair-lhe muito cabelo. Foi então que, rodeada de amigos, a apresentadora rapou o cabelo.

Durante algum tempo, Bárbara Guimarães escondeu da filha, Carlota, que estava careca. Usava perucas e chapéus, mesmo dentro de casa. Até que um dia, a menina apanhou-a a sair do banho e ficou muito espantada com a aparência da mãe.

«Há um dia que tocam à porta e eu estava a sair do banho, de roupão. E a Carlota sai do quarto nesse momento, vê-me e disse: ‘Mãe! Estás careca’. Sentei-me um bocadinho com ela e expliquei-lhe que ia crescer. ‘Mas ficas bonita assim. Achas que vai crescer como?’, ‘Acho que vai crescer com caracóis’», contou. «Se cortar o meu também fico com caracóis?», questionou a Carlota, deixando Bárbara a rir.

«Chorámos os dois»

Na altura que descobriu ter cancro, Bárbara Guimarães revelou a notícia nas redes sociais. E, terá sido ela a contar, igualmente, a notícia ao filho mais velho, Dinis Maria, de 16 anos. «Disse: ‘A mãe tem que falar contigo. A mãe tem um cancro e vai travar aqui uma luta’. Ele chorou, ficou revoltado. Chorámos os dois».

Bárbara Guimarães conta ainda que tentou desvalorizar a gravidade da situação perante as crianças e que chegou a levar os filhos ao IPO, onde fazia os tratamentos. «Cheguei a sair no IPO e passei por pessoas com outros tipos de cancros e pensei ‘que sorte que eu tenho’».

Ainda assim e devido à quantidade de tratamentos realizados, Bárbara Guimarães chegou a afastar-se de várias pessoas que lhe são queridas.
«Acabei por me afastar um bocadinho da minha avó», revelou, acrescentado que pediu aos médicos para adiar a data de um dos tratamentos para estar presente no dia de aniversário da familiar. «Não lhe disse nada mas quando me despedi dela (…) foi [emocionou-se]. ‘Avó eu não vou estar consigo’. E era verdade, eu não tinha tempo. Essa fase custou-me. Ela própria se percebeu que havia qualquer coisa. É esperta que nem um alho. Agora quando me viu a trabalhar disse-me: ‘estás mesmo bem e gordinha’.»

Texto: Mafalda Mourão e Márcia Alves; Fotos: D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram