Bali
A ilha dos deuses

Viagens

Sempre com um sorriso no rosto, os habitantes de Bali, uma ilha na Indonésia, são simpáticos e dispostos a ajudar…

Ter, 19/07/2016 - 9:09

Um dos cenários do filme Comer, Rezar, Amar, Bali é uma ilha da Indonésia, com quase seis mil metros quadrados e com uma atmosfera especial. Paradisíaca, quente, viva, festiva é também um dos lugares que mais celebra o hinduísmo e o budismo.

A palavra Bali, com a qual a ilha foi batizada no século IX, deriva de wali (ou wari), que tem origem no sânscrito e significa sacrifício oferecido ao deus, adoração, culto ou oferenda.

Ali se professa um tipo único de hinduísmo: o hindu bali. 

Não é por acaso que existe um templo em cada esquina (estima-se que haja cerca de 20 mil santuários pela ilha). A Indonésia é um país predominantemente muçulmano, com uma pequena população hindu que se concentra em Bali. A sua forte presença é visível no quotidiano das pessoas e nas atitudes. A religião é tão forte que se mistura com a cultura local, de forma que muitas vezes é difícil separar uma coisa da outra. 

Passeios de elefante e de bicicleta, uma deliciosa gastronomia e ótimas compras estão entre as atrações que a ilha oferece em terra firme. Além das praias, não deve deixar de visitar os templos, dos quais se destacam o Pura Uluwatu, Pura Tanah Lot e Pura Ulun Danau Bratan (o Templo do Lago). Na região de Ubud poderá encontrar os famosos arrozais de Bali, que estão um pouco por todo o lado. Além disso, é por lá que fica a Floresta Sagrada dos Macacos, uma visita imperdível! Para quem gosta de caminhadas, uma boa ideia é subir até ao vulcão Batur para ver o nascer do Sol. 

A norte da ilha, em Lovina Beach, é possível apanhar um barco para ver os golfinhos, mas tem que ir bastante cedo e no regresso, para o sul, pode passar pela queda de água Gitgit e pelos três lagos (Danau Buyan Pancasari, Danau Tambligari e Danau Bratan), onde está o templo com o mesmo nome.

Siga a Revista VIP no Instagram