A estreia da Seleção Nacional no Euro 2020 deu uma vitória esmagadora à SIC. Apesar de o jogo ter sido transmitido durante a tarde, período no qual o consumo televisivo é menor, tal não foi impedimento para a estação de Paço de Arcos assinalar resultados demolidores graças à competição de futebol europeia.
O encontro entre a Hungria e Portugal obteve uma impressionante audiência média de 2 milhões e 298 mil espectadores, tendo registado uma também avassaladora quota de mercado de 67,8%. Quer isto dizer que, em cem pessoas que, àquela hora, estavam a ver televisão, mais de 67 estavam sintonizadas na SIC.
Como seria de esperar, a concorrência ficou a anos-luz da estação de Paço de Arcos. No confronto, a TVI tinha agarrados à sua antena 176 mil espectadores e a RTP1 126 mil e 200.
No próximo sábado, também a partir das 17 horas, a Seleção Nacional enfrenta a alemã, num encontro que tem transmissão televisiva em sinal aberto na TVI. Já na quarta-feira, pelas 20 horas, a equipa orientada por Fernando Santos joga contra a francesa, numa partida que poderá ser acompanhada pela RTP1.
SIC domina manhã e tarde com Euro 2020. Noite foi de “Amor Amor”
Antes do primeiro jogo de Portugal no Euro 2020, que terminou com a formação portuguesa a vencer por três a zero os magiares, a SIC transmitiu o programa especial “Portugal Joga na SIC”. Apresentada pela jornalista Ana Patrícia Carvalho e pelo ator Ricardo Pereira, a emissão dedicada à estreia da equipa das quinas na competição europeia foi, também ela, líder de audiências, com 499 mil e 100 espectadores e 26,1% de share. A TVI tinha 244 mil e 800 espectadores fidelizados e a RTP1 159 mil e 900.
De manhã, “Casa Feliz” registou um recorde de quota de mercado, com 26,8%. Com parte da emissão centrada também no europeu, Diana Chaves e João Baião captaram a atenção de uma média de 407 mil e 600 espectadores, bem longe da aposta da TVI “Dois às 10” (279 mil e 100 espectadores/18,5%) e do programa da RTP1 “Praça da Alegria” (194 mil e 300 espectadores/13%).
À noite, “Amor Amor” também aumentou a vantagem sobre “Festa é Festa”. A primeira agarrou à antena da SIC 1 milhão e 344 mil espectadores e registou 28% de share. Já a novela da TVI foi acompanhada por 1 milhão e 117 mil espectadores e estacionou nos 22,8% de quota de mercado. Fora da luta pelo primeiro lugar manteve-se a RTP1, que no confrontou registou 326 mil e 300 espectadores e 6,8% de share.
Nas contas gerais do dia, a SIC cilindrou as rivais, com 31,5% de quota de mercado. A TVI não foi além dos 14,6% e a RTP1 ficou-se pelo 9,9%.
Texto: Dúlio Silva; Fotos: reprodução redes sociais
Siga a Revista VIP no Instagram