José Lopes perdeu a vida aos 61 anos, «sozinho numa tenda onde vivia». Os últimos anos do ator, que fez carreira no teatro e no cinema, não foram fáceis.
Os colegas e amigos souberam, esta terça-feira, 10 de dezembro, da morte de José Lopes e fizeram questão de lhe prestar uma última homenagem nas redes sociais.
Os mais próximos afirmam que perdeu a vida «sozinho numa tenda onde vivia», na zona de Sintra, junto a uma estação de comboios. Carla Vasconcelos revela que José viveu «sem meios dignos para se sustentar».
Também Rui Zink falou sobre o amigo e colega José Lopes, atirando que foi «encontrado no tugúrio onde morava por um amigo um par de dias depois de morrer». «O Zé Lopes foi. Já cá não está. A última vez que o vi não tive a certeza de que era ele e, quando o pude ir procurar, tinha desaparecido. Agora desapareceu. (…) Se justiça houver, estará neste momento a receber aplausos, o melhor prémio para um ator. De dinheiro (o segundo melhor prémio para um ator) já não precisa. Apenas nós, para o seu funeral», acrescenta o escritor.
É também nas redes sociais, que circula um pedido de «donativos solidários» para «pagar o enterro». «Não escapa a muitos de nós que melhor teria sido tal ser feito em vida. Não o funeral, mas o donativo solidário, para viver. Para não ser enterrado em vida, precisamente», lê-se, ainda, na publicação de Zink.
Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: DR
Siga a Revista VIP no Instagram