“Vamos fazer história em Lisboa”. Esta foi uma das frases que marcou a campanha de Assunção Cristas que sempre acreditou poder ganhar a autarquia de Lisboa. Não venceu mas, aos 43 anos, a líder do CDS-PP fez “história” da mesma.
De acordo com as projeções vai alcançar entre 16,2% a 20% dos votos. O partido de direita torna-se assim a segunda força política na capital, deixando em quarto lugar o PSD, cuja candidatura foi liderada por Teresa Leal Coelho. Em Lisboa, a derrota será pesada para o partido liderado por Pedro Passos Coelho.
A confirmarem-se as projeções, o PSD ficará em quarto lugar, com apenas 8,4% a 11% dos votos, atrás da CDU, liderada por João Ferreira (10% a 12,1%).
De professora a líder do CDS, sempre com o sonho de ter tempo para a família
Assunção Cristas nasceu em Luanda, mas veio de lá com apenas um ano de idade. Licenciou-se na Universidade Clássica, doutorou-se na Universidade Nova, em Lisboa, e escolheu ser professora para ter tempo para ter vida familiar. Hoje é casada com Tiago Machado da Graça e mãe de quatro filhos: Maria do Mar, José Maria, Vicente Maria e Maria da Luz.
Católica praticante, deu nas vistas na campanha do referendo da Interrupção Voluntária da Gravidez, em 2007, assumido-se do lado do não. Antes disso, já tinha assessorado Celeste Cardona no Ministério da Justiça e substituído o socialista João Tiago Silveira no Gabinete de Política Legislativa e Planeamento.
Apesar de viver num mundo dito masculino, Assunção Cristas é muito feminina. E adora saltos altos.
Confira alguns looks da líder do CDS-PP percorrendo as fotos da galeria.
Fotos: DR
Veja também:
Fátima Lopes assume fim de casamento
Mia Rose e Miguel Cristovinho: o casamento
Albano Jerónimo assume fim de relação
Siga a Revista VIP no Instagram