O primeiro-ministro, de 57 anos, tem sido o maior apoio de Fernanda Tadeu, que foi submetida a uma cirurgia a um tumor no pulmão, como a VIP avançou em primeira mão. A nossa revista acompanhou um dia nas férias do governante português e em nenhuma altura António Costa deixou a mulher sozinha. O casal faz férias numa localidade onde abundam veraneantes, mas onde todos o conhecem, já que frequenta aquelas praias desde pequenino. Costa está de férias na casa que a mãe comprou há muitos anos e para onde ainda ia com o pai, o escritor com o mesmo nome. Depois do divórcio dos pais, continuou a fazer férias com a mãe no mesmo sítio. O ritual repete-se todos os verões.
António Costa faz programas muito ligeiros com Fernanda Tadeu. Vão à praia algumas horas por dia. Também jantam fora de vez em quando e não dispensam almoçar no restaurante de apoio à praia que frequentam. Aliás, naquela praia, todos o conhecem e todos o avisam dos olhares e das perguntas indiscretas. António Costa e Fernanda Tadeu são um casal que gosta de passar despercebido.
Os dois saem cedo de casa e caminham bastante até chegar à sua praia de eleição, mas quem os vir à beira da estrada, com chapéus de palha, um guarda-sol e mochila às costas, nunca pensaria estar a olhar para o primeiro-ministro português e respetiva mulher. Costa gosta de passar por um cidadão comum, mas quando alguém o reconhece e o aborda, ele não foge. Pelo contrário, estende a mão, sorri e continua a caminhar. Costa e Fernanda conversam muito e não se têm largado, e isso vê-se no areal. Quando chegam, é ele que trata de espetar o guarda-sol na areia e compor o local, enquanto Fernanda espalha o protetor solar. Parecem dois adolescentes apaixonados, e nota-se que Costa é meigo, gentil e amoroso com a mulher. Talvez porque Fernanda luta contra um cancro no pulmão. Já foi operada e está a recuperar. Se já pode fazer praia é porque a dramática situação lhe está favorável. Contudo, passa as piores horas de sol debaixo do chapéu. Os dias do casal são no resguardo da casa, a recuperar energias depois da praia, para onde vão a pé e de onde regressam da mesma forma. As caminhadas são também uma maneira de Costa se manter em boa forma física,já que, devido ao cargo que tem, não dispõe de muito tempo para ir ao ginásio.
Estas vão ser as últimas férias antes das eleições legislativas e António Costa está, de facto, a recarregar baterias para o confronto político que está à porta. Até ao momento, as sondagens apontam para que vença com maioria absoluta, mas em política tudo é possível acontecer… e António Costa sabe disso.
Texto: Alexandra Ferreira; Fotos: Helena Morais
Siga a Revista VIP no Instagram