António Costa revelou, esta manhã, 10 de abril, a Manuel Luís Goucha porque é que não fez o teste à covid-19.
«Não fiz porque não tenho sintomas, porque não tenho estado em contacto com pessoas de risco. Não tendo sintomas, não estando em contacto com pessoas de risco, nao vou estar a consumir um teste que só me satisfaz fugazmente a minha curiosidade. O que é que o teste diz? Que não estou positivo neste momento», afirmou o primeiro-ministro.
Antónia Costa, de 58 anos, não faz parte dos grupos de risco, mais suscetíveis a serem contaminados pelo novo coronavírus e a terem sntomas. Já o presidente da República, de 71 anos, não só faz parte de um grupo de risco como esteve em contacto, no início de março, com um grupo de alunos de uma escola à qual pertencia um jovem infetado pelo novo coronavírus.
Marcelo Rebelo de Sousa fez, na altura, o teste e esteve de quarentena em casa, em Cascais. Esta semana, o presidente da República revelou, em entrevista à Antena 1, que se submeteu a um teste serológico para avaliar a sua imunidade à covid-19, teste esse que deu negativo. Ou seja, o chefe de Estado pode ainda contrair a doença.
Confiante na renovação do estado de emergência
No próximo dia 17 de abril termina mais um período de estado de emergência nacional. António Costa acredita que, nesse dia, o presidente da República irá prolongar esta medida excecional por mais 15 dias. O primeiro-ministro acredita que tal é essencial para que o país ultrapasse a fase mais crítica da luta contra o novo coronavírus.
«Ficaria surpreendido se, na próxima semana, o senhor presidente da República não renovasse o estado de emergência. Seria um sinal errado de que o podemos começar a aliviar. Este é o momento mais difícil, em que o custo das restrições se começa a sentir de forma mais dura. Quanto mais nos focarmos agora, mais cedo dos libertamos das restrições», disse o chefe do governo português.
O Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica em Portugal desta sexta-feira, dia 10 de abril, contabiliza 15.472 pessoas infetadas com covid-19. O número de mortes no País subiu para 435. O número de recuperados sobe para 233.
Texto: Raquel Costa | Fotos:D.R. e reprodução Instagram
Leia a VIP sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2- Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Revista VIP no Instagram