«Gostava» é uma das poucas palavras que conseguimos ouvir por parte de António Cordeiro, de 60 anos. Não é mais nem menos do que a resposta do ator quando lhe perguntámos se gostava de voltar à representação. Os olhos brilham, apesar das pálpebras tenderem a fechar. Algo típico da doença que o afeta há mais de dois anos. Ao seu lado está a mulher, Helena Cordeiro. Ela não é só mulher, é sombra, é cuidadora… é tudo na sua vida. Basta olhar para os dois para perceber que são felizes, não obstante a doença ter vindo alterar, por completo, a vida e os sonhos desta família.
De voz arrastada, António Cordeiro pouco fala. As consultas de terapia da fala têm-no ajudado, mas, mesmo assim, a fala é a parte mais afetada. Fisicamente está melhor. Anda com pouca segurança e a mulher também está sempre por perto não vá a força das pernas lhe faltar.
Casados há 18 anos, mas juntos há 20, António e Helena vivem no Barreiro. Há cerca de dois anos foi diagnosticada ao ator paralisia supranuclear progressiva, uma doença que não tem cura, nem medicação apropriada.
Sempre de mão dada com o marido, Helena disponibiliza-se para falar com a VIP sobre a maleita que afeta o marido e de como têm ultrapassado as dificuldades. “A parte cognitiva está lá toda. O que falta é a parte da musculatura. A voz é músculo. Ele fala em sussurro, muito baixinho e leva muito tempo”, começa por nos dizer.
Não perca a entrevista com Helena e António Cordeiro na nova edição da revista VIP, que chegou às bancas este sábado, dia 19 de outubro.
Siga a Revista VIP no Instagram