Ângelo Rodrigues
Ator relembra fase dramática: «Faz um ano em que adormeci por quatro dias»

Nacional

Ângelo Rodrigues recorda período que mudou para sempre a sua vida.

Qui, 27/08/2020 - 13:30

A 26 de agosto de 2019, Ângelo Rodrigues dava entrada nas urgências do Hospital Garcia de Orta, em Almada, onde ficaria internado durante cerca de dois meses. A lutar pela vida, o ator foi diagnosticado com uma infeção, alegadamente causada por uma injeção de testosterona, e colocado em coma induzido. Um ano depois, recorda o período que mudou para sempre a sua vida. 

«Pelo que me contam, faz um ano em que adormeci por 4 dias. Quando acordei, não tinha um príncipe a beijar-me os lábios nem uma velhota de verruga na cara e maçã reluzente na mão — tinha enfermeiras, auxiliares e entes próximos», escreve o intérprete de Golpe de Sorte nas redes sociais.

Ângelo Rodrigues esteve em risco de amputação da perna esquerda, processo que terá sido evitado com recurso a tratamentos numa câmara hiperbárica – cujo objetivo é acelerar o processo de cicatrização e, desta forma, evitar medidas radicais. Durante o internamento, foi submetido a sete cirurgias para remoção de tecido necroso. Atualmente, continua a recuperar e a fazer tratamentos, incluindo intervenções médicas para reconstruir parte dos tecidos que estavam comprometidos.

«Em fevereiro [deste ano], quando pisei este mar tão morto quanto eu estive, dava ainda baby steps [pequenos passos, em tradução livre] numa escadaria monumental de resignificação. Incumbido de moldar-me às curvas da vida e às surpresas que ela me deixara pintadas no espelho, vi oportunidade onde muitos viram limitação. Aqui, o renascimento é individual e intransmissível, sabem? É o que Chico Anysio, figura importante na história do humor brasileiro, diria: ‘Eu não tenho medo de morrer, eu tenho pena’», acrescenta agora Ângelo, de 32 anos, ao recordar os meses que se seguiram ao seu internamento.

Ângelo Rodrigues continua sem confirmar a causa da infeção

Recorde-se que, desde que saiu daquela unidade hospitalar, o artista tem-se dedicado à família, às gravações da próxima temporada daquela série da SIC e a viajar. A incursão ao Mar Morto do início de 2020 e que agora lembra aconteceu durante uma passagem pela Jordânia. Na altura, mostrava publicamente as mazelas visíveis das operações. «Deixa que eu te fale mais do que as minhas cicatrizes», referia, como legenda de uma imagem partilhada com os fãs e que reproduzimos na galerica acima.

Ângelo Rodrigues continua sem confirmar a causa da infeção. Quando foi entrevistado por Cristina Ferreira para uma emissão especial do extinto O Programa da Cristina, emitido a 7 de dezembro de 2019, nem a atual Diretora de Entretenimento e Ficção da TVI perguntou nem o ator deu qualquer explicação para o sucedido. Mais tarde, a apresentadora explicaria: «Não fiz qualquer referência ao que desencadeou a infeção a pedido do próprio Ângelo e por um motivo que será partilhado mais tarde. No entanto, acho que o assumir do erro é quanto baste. Este processo pelo qual está a passar é muito longo. Há muita coisa que foi apagada do seu cérebro. Há um caminho difícil para continuar. Na nossa conversa, a dor rimou com amor. O que o Ângelo sente que o salvou. Eu, como sempre, tentei respeitar os limites do meu convidado. Porque a televisão se faz de pessoas. E é preciso não esquecer isso. Obrigada, Ângelo», disse.

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Reprodução redes sociai

Siga a Revista VIP no Instagram