André Rafael Serra
O piloto que morreu no combate às chamas em Foz Côa

Nacional

André Rafael Serra, o jovem piloto que morreu no combate às chamas, esta sexta-feira, dia 15 de julho, era casado e deixou uma filha menor. Saiba mais!

Sáb, 16/07/2022 - 11:43

André Rafael Serra, o jovem piloto do Barreiro, morreu esta sexta-feira, dia 15 de julho, no combate aos incêndios. O comandante-piloto estava aos comandos do avião anfíbio Fire Boss, numa missão no distrito de Bragança, enquanto combatia um incêndio em Torre de Moncorvo, e foi abastecer ao rio Douro, na zona de Castelo Melhor, concelho de Vila Nova de Foz Côa. A aeronave caiu nas vinhas da Quinta do Crasto.

Segundo o Jornal de Notícias, o avião bateu no primeiro socalco de uma vinha e, posteriormente, em mais dois, acabando por cair nesta propriedade, junto à Estrada Nacional 222. A queda provocou um pequeno incêndio, que foi apagado pelos meios locais. O corpo do piloto já foi encontrado sem vida.

Quem era André Rafael Serra?

O jovem de 30 anos que morreu no combate aos incêndios tinha 30 anos, era natural do Barreiro, mas residia em Lisboa. Era casado e deixou uma filha de cinco anos. De acordo com o Jornal de Notícias, André Serra era ex-piloto da Força Aérea, e tinha 12 anos de experiência no tipo de aviões de combate a incêndios, em contexto de formação e de ação.

Numa sentida homenagem, Marcelo Rebelo de Sousa endereçou as condolências à família e amigos do piloto. “Foi com pesar que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu a notícia do falecimento do Comandante Piloto André Serra, durante o combate a um incêndio no teatro de operações de Torre de Moncorvo, Bragança. O Comandante André Serra será recordado pela sua coragem, bravura e dedicação ao serviço “, pode ler-se na nota divulgada pelo site da Presidência da República.

 

Texto: Carolina Sousa; Fotos: Redes Sociais

 

Siga a Revista VIP no Instagram