Anabela Teixeira
ANABELA TEIXEIRA sente-se preparada para ser mãe e só o trabalho adia o sonho

Famosos

“Estou descontraída porque agora pode-se ser mãe até aos 40 anos”, diz a actriz
Adora tudo o que a faça pesquisar e aprender. Por isso, interpretar uma vampira de 115 anos, em “Lua Vermelha”, da SIC, está a ser um óptimo desafio. Anabela Teixeira explica que tem algumas coisas em comum com esta imortal. Por exemplo, o desejo de ser mãe. Um sonho que já esteve mais longe de ser realizado.

Sex, 19/03/2010 - 0:00

Adora tudo o que a faça pesquisar e aprender. Por isso, interpretar uma vampira de 115 anos, em "Lua Vermelha", da SIC, está a ser um óptimo desafio. Anabela Teixeira garante que Francisca é a personagem da sua vida, dado que é a que interpreta actualmente, e explica que tem algumas coisas em comum com esta imortal. Por exemplo, o desejo de ser mãe. Um sonho que já esteve mais longe de ser realizado. 

VIP – Como é interpretar um vampiro? É difícil?
Anabela Teixeira – Não é fácil nem difícil. É um desafio. Tem de haver um trabalho de pesquisa grande e eu adoro pesquisar e descobrir coisas. Vi muitos filmes de vampiros e li muito, porque o desafio é criar uma coisa que não existe. Eu não acredito em vampiros, mas acho uma história muito romântica e bonita.

O que é que a Francisca tem da Anabela Teixeira?
Tem o meu corpo… (risos). Eu também queria ter um bebé, ter uma família. Aliás, tenho o meu marido, mas… Também sou pela paz, gosto de proteger os que amo. Temos essas coisas em comum.

Como está o projecto de ser mãe?
Continuo a querer ter um filho, infelizmente é sempre para o ano (risos). Os vampiros não engravidam, portanto por agora é complicado. Mas agora pode-se ter filhos até aos 40 anos, por isso, ainda estou mais ou menos descontraída. Mas já começamos a achar que é altura.

Sente-se preparada para ser mãe?
Sinto. Acho que as crianças trazem outras coisas às pessoas. A minha melhor amiga foi mãe há pouco tempo e mandou-me um vídeo da bebé, porque ela está na América. Eu vi aquele vídeo todos os dias e só dizia "que espectáculo"! E resolvi que temos de arranjar amigos para a Clarinha. Como ela acabou de nascer, os amigos podem vir daqui a dois ou três anos.

Sente que está a adiar o sonho por amor à profissão?
Não é adiar. Eu e o meu marido estamos juntos há nove anos e acho que as coisas têm o seu tempo. Agora sentimo-nos maduros para ser pais, mais calmos, tranquilos, vivemos numa zona de campo. Profissionalmente estou mais criativa, as coisas correm-me melhor. É importante que o bebé nasça num ambiente bom para que seja feliz.

Então estão quase reunidas as condições necessárias para ser mãe?
Sim, mas há-de sempre existir alguma falhazita, senão não éramos humanos.

Casar não faz parte dos planos?
Acho a cerimónia do casamento uma festa muito bonita, um ritual bonito e gostava de a fazer para juntar a família. Mas nós não sentimos falta de estar casados. Talvez quando formos pais, talvez sintamos necessidade de casar. Agora não acho que mudasse alguma coisa.

Não era um sonho de menina o vestido branco, véu e grinalda?
Não. Desde o meu primeiro trabalho que faço muitos papéis de princesa e visto muitos vestidos bonitos. Sinto-me sempre uma princesa, que é uma coisa que nós queremos sentir no dia do casamento, até porque sou muito vaidosa desde pequena.

É por isso que tem muito cuidado com a sua imagem? Está mais magra…
Vou ao ginásio cinco vezes por semana, mas mais importante é o trabalho que faço com o Humberto Barbosa, na Clínica do Tempo. Além de ser meu nutricionista, faço tratamentos refirmantes, para a celulite e de rosto. Faz-me sentir bem.

Fez um workshop em Espanha com Javier Bardem

Os vampiros estão na moda. Lembra-se destas histórias na sua infância?
Sim, as histórias de vampiros vêm muito de trás. A minha avó é da aldeia, portanto histórias do lado do além não faltaram na minha infância. Como diz o Van Helsing, personagem de "Drácula" de Bram Stoker: "Cuidado que as superstições de hoje tornam-se as verdades científicas de amanhã." É assustador. 

É supersticiosa?
No teatro sou um bocadinho, mas no cinema e na TV é diferente. A minha preparação é mais interior. Desde que estive no Estúdio Corazza, em Espanha, onde vou todos os anos, que trabalho muito mais em casa. Tenho um método muito forte que trabalha muito a minha imaginação. Eu acho que quando arranjamos "muletas" é porque estamos inseguros.

Esse Estúdio dá formação a grandes actores internacionais. Já se cruzou com algum?
Sim, o Javier Bardem foi meu colega de curso. Foi fantástico. Foram 11 dias com ele ao meu lado, de fato-de-treino. É uma pessoa normalíssima. Ainda por cima encontrei-o logo depois de ele ter ganho o Oscar e nem queria acreditar. Ele resolveu trabalhar em grupo e pôr as coisas em perspectiva, descer à Terra depois do Oscar.

Texto: Sónia Salgueiro Silva; Fotos: Rui Costa; Produção: Manuel Medeiro; Cabelos e Maquilhagem: Vanda Pimentel com produtos Maybelline e L’Oréal Professionnel; Agradecimentos: Quinta da Regaleira – Sintra; Accessorize; HAND; Anna G; Metro Studio – Chiado

Siga a Revista VIP no Instagram