Emanuel Monteiro, jornalista da TVI, resolveu, no final de outubro de 2019, consultar as mensagens enviadas por espectadores para a página de Facebook do programa de grande reportagem Alexandra Borges.
O destino quis que lê-se apenas uma: aquela que tinha sido enviada por «uma mulher que dizia que queria engravidar do marido que já tinha falecido, e que a lei não permitia».
Desde esse dia, o repórter deixou-se levar por esta história real, que começou a ser contada esta segunda-feira, 3 de janeiro, num especial de quatro episódios. Uma minissérie documental que resulta de «três meses de trabalho, com muitos dias a durarem 48 horas, e muitas noites por dormir», e que torna público o «amor sem fim» dessa mulher, Ângela, pelo marido, Hugo, que perdeu a vida para o cancro com apenas 29 anos. A morte tirou-lhes a oportunidade de concretizar um sonho: terem um filho.
Continue a ler aqui.
Portugal rendeu-se à história de Ângela
Momentos depois de ter começado o primeiro episódio desta minissérie, foi publicado um teaser do mesmo no Instagram oficial da TVI. O vídeo já foi visto por mais de 10 mil pessoas e rapidamente chegaram os primeiros comentários.
«Não entendo o nosso País… triste, muito triste», «Que lutes até ao fim e que o nosso Governo veja todas as reportagens até ao fim. Espero que consigas ter o teu bebé. Vi a entrevista e chorei muito. É muito triste a lei portuguesa. Vai em frente, Ângela, que vais conseguir», «Já estou apaixonada por esta linda história de amor. Que Deus ajude a Ângela a concretizar este sonho de ambos» e «Fantástica história de amor» são alguns exemplos das mensagens recebidas.
Veja as fotografias na nossa galeria.
Texto: Ana Filipe Silveira e Ivan Silva; Fotos: reprodução redes sociais e TVI
Siga a Revista VIP no Instagram