Almeno Gonçalves esteve à conversa com Daniel Oliveira no “Alta Definição”, da SIC, deste sábado, dia 1 de maio, e abriu o seu coração para falar sobre o afastamento da filha, fruto da relação já terminada com a atriz Rita Salema.
Numa conversa intimista, o ator que dá vida ao vilão Anselmo, da novela “Amor Amor”, em exibição da SIC, revelou que o nascimento de Francisca foi um dos acontecimentos mais “extraordinários” da sua vida. “Fui sempre um pai mais próximo, mesmo muito próximo [em comparação com o seu progenitor] (…), mas depois não fui, eventualmente, o pai que gostaria de ter sido”, começou por dizer.
Almeno Gonçalves afirmou que a má relação com a filha não foi provocada por algo evento em particular, mas sim porque tanto ele como a jovem começaram a perspetivar a vida de forma diferente. “Fomos-nos afastando ligeiramente”, revelou, acrescentando: “Está cada um no seu universo, mas há sempre com uma saudade muito grande.”
Com uma relação marcada pela distância, o ator, de 61 anos, acredita que a filha pode até pensar que o artista não se lembra dela, o que nas palavras de Almeno não é verdade. “Há duas pessoas em quem eu penso todos os dias: no meu pai e na minha filha.”
“Arrependo-me de não ter posto as coisas muito claras”
Porém, há também um sentimento de arrependimento. Almeno Gonçalves confessou que se pudesse voltar atrás no tempo, teria se esforçado para manter uma vivência saudável com Francisca: “Arrependo-me de não ter posto as coisas muito claras, preto no branco, quando me separei da mãe [Rita Salema] da minha filha (…) e, se calhar hoje, a situação era diferente. Eu não sabia como viver isso porque nos separamos, a Francisca era ainda muito nova (…) e, portanto, deixei-me levar por aquilo que me parecia que era assim, que devia ser assim. Hoje arrependo-me disso. Não devia ter sido assim.”
Assim, o afastamento da filha provocou-lhe uma dualidade de sentimentos. “É muito difícil de explicar isto. Eu próprio não consigo compreender, há um misto sempre muito grande de emoções que é ‘eu quero estar contigo, eu quero te abraçar’ e há outra coisa que me diz ‘eu quero te abraçar, eu quero estar contigo, mas tu não queres estar comigo. (…)”, confidenciou a Daniel Oliveira. E, emocionado, atirou: “Provavelmente ela não gosta tanto de mim como eu acho que ela gosta.”
“Eu nunca tive assim uma grande conversa com a minha filha”
Francisca tem hoje 29 anos e Almeno Gonçalves, com o seu espírito “positivo”, tem a esperança de um dia consiga reaproximar-se da filha. “Eu nunca tive assim uma grande conversa com a minha filha, gostava de ter um dia”, lamentou. “Por algum motivo ela vai precisar de mim e eu estou aqui para ela. Estou disponível e vou lá estar”, assegurou.
O ator é hoje casado com a atriz Patrícia Pinheiro, de 34 anos. O casal já está junto há largos anos. Todavida, Almeno Gonçalves referiu que sofreu recentemente de “uma grande depressão”. “A minha cabeça nunca mais ficou a mesma”,
A separação de Rita Salema e as traições
Rita Salema e Almeno Gonçalves estão separados há cerca de 27 anos, não chegaram a casar e decidiram terminar o relacionamento um pouco depois de a filha Francisca nascer. Durante uma ida ao “Você na TV”, a 23 de janeiro de 2019, a atriz revelou ter sido traída duas vezes pelo ex-companheiro. Numa alegada traição, Rita Salema estava grávida.
A revelação foi feita quando a convidada de Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes estava a consolar uma telespetadora que tinha terminado o casamento de 25 anos por ter descoberto que o marido tinha outra pessoa. “Não fique assim, às vezes há males que vêm por bem (…) Eu fui enganada duas vezes e uma delas estava grávida. E estou aqui fantástica” atirou Rita Salema.
“Já fui casada com um porco”
Rita Salema também protagonizou um momento polémico no programa “Ver P’ra Crer”, da TVI, a 24 de abril de 2020, ao chamar “porco” a Almeno Gonçalves.
“Um porco consegue estar em estado sexual durante cerca de… 10, 20 ou 30 minutos?” foi a pergunta no qual Rita respondeu: “30 minutos. Já fui casada com um porco.” Logo de seguida tentou redimir-se. “Estou tão arrependida por ter dito isto. Dá para cortar?”, lamentou.
Texto: Carolina Sousa; Fotos: Reprodução SIC e Redes Socias
Siga a Revista VIP no Instagram