O programa “A Ex-periência”, da TVI, do passado domingo dia 15 de janeiro, foi marcado por uma grande revelação. Lucas Secco, de 31 anos, afirmou que sofre de TPM (Síndrome da tensão pré-menstrual), tal como muitas mulheres, e explicou quais os sintomas que sente uma vez por mês.
“Uma vez no mês dá-me uma coisa que toda a mulher tem”, confessou o bodybuilder, que é invadido pela “vontade de chorar”, variações de humor, e um desejo súbito “de comer doces e chocolate”. A confissão deixou Maria Botelho Moniz de ‘boca aberta’ e sem conseguir conter o riso. Veja aqui.
E aqui:
O que é TPM?
Segundo o portal Lusídadas, “Tensão Pré-Menstrual (TPM) ou síndrome pré-menstrual são sinónimos para um conjunto de sintomas que podem afetar as mulheres durante parte do seu ciclo menstrual. Alterações de humor, irritabilidade, dores de cabeça e cólicas são alguns fenómenos descritos que fazem parte do quotidiano de muitas mulheres e, em alguns casos, interferem nas suas atividades diárias”.
“Normalmente, os sintomas da TPM surgem entre uma a duas semanas antes da menstruação e terminam quando esta começa. Qualquer mulher em idade fértil pode ter TPM. (…) Segundo o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, 85% das mulheres tem pelo menos um dos sintomas que estão incluídos na lista dos sintomas da tensão pré-menstrual. A maioria destas mulheres tem sintomas leves que não necessitam de nenhum cuidado especial. Mas há uma pequena percentagem, entre 3% e 8%, que pode ter uma forma mais severa da TPM a que os médicos dão o nome de distúrbio disfórico pré-menstrual”.
Os sintomas de TPM incluem:
- Acne;
- Tensão mamária (seios inchados e mais sensíveis);
- Cansaço;
- Dificuldade em dormir;
- Perturbações no sistema digestivo como cólicas, obstipação e diarreia;
- Dores de cabeça e de costas;
- Alterações no apetite e vontade anormal de comer alguns alimentos;
- Dores musculares e nas articulações;
- Dificuldades de concentração;
- Irritabilidade;
- Alterações de humor, vontade de chorar, ansiedade e depressão.
“O diagnóstico da tensão pré-menstrual é feito por um médico que despista outras doenças caracterizadas por sintomas comuns. Apesar de não estarem na origem da TPM, pensa-se que situações como a depressão e a ansiedade possam agravar os sintomas que já existem. Em alguns casos, a gravidade é tão grande que há quem lhe chame de distúrbio disfórico pré-menstrual: é possível sentir-se tristeza e desespero, ter pensamentos de suicídio, ataques de pânico, perda de interesse nas atividades diárias e nas relações com os outros”, refere ainda a mesma fonte.
Texto: Carolina Sousa; Fotos: Divulgação TVI e Redes sociais
Siga a Revista VIP no Instagram