É uma história emocionante sobre o poder revolucionário das redes sociais. Há apenas quatro dias, Portugal ficava a conhecer o apelo desesperado de Daniel Raimundo, emigrante português na Bélgica. Daniel, primo do compositor Ricardo Landum (o autor dos êxitos de Tony Carreira), doente oncológico em fase terminal, pediu ajuda na internet para regressar a Portugal.
Dois dias depois, os bombeiros voluntários do Barreiro mobilizaram-se para ir até à Bélgica buscar Daniel. O regresso está previsto para esta segunda-feira, 29 de janeiro.
Uma viagem solidária
Daniel, de 42 anos, partiu este domingo de manhã da cidade belga de Gent, rumo ao Barreiro, onde ficará hospitalizado no Centro Hospitalar Barreiro- Montijo. Uma viagem de dois mil quilómetros. Os Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste (Barreiro) enviaram uma ambulância com quatro elementos – três bombeiros e uma enfermeira – para trazer de volta Daniel.
Contactado pelo nosso site, o chefe da comitiva que está a prestar auxílio a Daniel, Pedro Ferreira, referiu que a viagem está a «correr muito bem».
«Estamos a passar neste momento por Paris. O Daniel está muito entusiasmado por regressar a Portugal», afirmou Pedro Ferreira.
O responsável acrescentou ainda que o regresso vai ser mais lento, devido ao estado saúde fragilizado de Daniel Raimundo.
«A viagem para a Bélgica durou cerca de 24 horas, mas agora com Daniel somos obrigados a fazer mais paragens, por isso está previsto que cheguemos a Portugal por volta da hora do almoço de segunda-feira».
Viu Sporting vencer a Taça da Liga
Sportinguista ferrenho, Daniel ainda assistiu à vitória do seu clube na Bélgica. O emigrante português partilhou uma foto envergando a camisola do clube de Alvalade e deixou uma mensagem de agradecimento ao presidente leonino.
«Obrigado Bruno de Carvalho pela dedicação deste jogo. Parabéns a todos nós sportinguistas. Sporting até morrer», escreveu Daniel.
Antes do regresso, Daniel e a restante comitiva encontraram-se com a comunidade portuguesa em Gent.
Siga a Revista VIP no Instagram