Aziz Ansari – ator e comediante galardoado este ano com Globo de Ouro e estrela da série «Master of None» – , foi acusado de ter forçado uma jovem de 23 anos a praticar atos sexuais. Entretanto, Aziz já se defendeu de tais acusações. Em comunicado, o ator confirma o encontro sexual, mas diz-se «supreendido e confuso» com a versão apresentada pela jovem.
«Fomos jantar, e depois disso acabámos a ter relações sexuais, o que, para todos os efeitos, foi completamente consensual. Quando a ouvi dizer que não tinha sido assim para ela, fiquei surpreendido e confuso. Li o que ela disse e decidi responder de forma privada, depois de algum tempo a processar o que ela disse», lê-se.
«Foi a pior noite da minha vida.» A versão da mulher
O caso aconteceu em setembro de 2017. E foi revelado pela alegada vítima , uma jovem fotógrafa, de 23 anos de idade, que dá pelo nome fictício de Grace, uma vez que não quis ser identificada quando contou a história à revista Babe.
Depois de se terem conhecido por ocasião dos prémios Emmy, os dois trocaram números de telefone, começaram a conversar e decidiram combinar um jantar a dois. Depois do tal jantar, foram para casa do ator. E terá sido aí que tudo aconteceu.
Grace contou que Ansari começou por lhe por a mão no peito, ainda que lhe tivesse indicado de várias formas que não queria. E que «depois do primeiro beijo, ele foi a correr buscar um preservativo», apesar desta dizer que não queria ter sexo. O ator terá então metido os dedos na boca dela, até à garganta e teve um ato sexual que a alegada vítima não descreveu em pormenor.
A determinada altura, «tentou levar a minha mão até ao pénis dele umas cinco ou sete vezes». Mas Grace disse-lhe: «não quero sentir-me forçada». Ansari terá continuado a enfiar os dedos na garganta da fotógrafa e a perguntar-lhe «onde queres que eu te f***?».
Foi aí que Grace se libertou e foi para a casa de banho, onde se tentou refazer daquele episódio. Quando voltou para perto do ator, ele perguntou-lhe «estás bem?», o que fez com que ela se acalmasse e se sentasse no chão, ao lado do sofá onde estava o ator. Quando ela achava que ele iria acariciá-la no cabelo ou nas costas, para a acalmar, ele apontou para o pénis e indicou-lhe gestualmente que fizesse sexo oral. Grace recusou e Ansari reagiu com beijos forçados e agressivos.
A tensão acabaria por acalmar e os dois estiveram a ver um episódio da série Seinfeld. E foi aí que Grace se apercebeu: «Bateu-me muito forte pensar que tinha acabado de ser violada. Fiquei muito emocionada quando estávamos ali sentados. Toda aquela experiência foi horrível». Depois disso, foi para sua casa.
No dia seguinte, Ansari enviou-lhe mensagens
No dia seguinte, Ansari mandou uma mensagem de telemóvel a Grace dizendo que a noite anterior tinha sido «divertida». Ao que a mulher lhe respondeu: «A noite de ontem pode ter sido divertida para ti, mas não foi para mim. Ignoraste as minhas indicações não-verbais, continuaste com avanços [sexuais].»
O ator respondeu que tinha ficado muito «triste» por ouvir o que Grace dizia e lamentou ter «lido mal» o que se passou, pedindo desculpa à fotógrafa. «Nunca foi minha intenção fazer-te, ou a qualquer pessoa, sentir-se da forma que descreveste. Claramente interpretei mal as coisas no momento e peço desculpa», escreveu.
Ansari usou o pin «Time’s Up»
Aziz Ansari foi distinguido com o prémio de melhor ator de comédia nos Golden Globe Awards, no passado dia 7 de janeiro. Grace viu a cerimónia dos prémios e diz que foi «doloroso vê-lo ganhar e aceitar um prémio» usando o pin do movimento Time’s Up, que simboliza a luta contra os crimes sexuais. Sobre isso, o ator disse, ainda: «Continuo a apoiar o movimento que está a tomar a nossa cultura. Acredito que é necessário e há muito exigido».
Siga a Revista VIP no Instagram