passagem de ano
Sabia que está a beber mal o champanhe?

Nacional

Explicamos-lhe tudo!

Dom, 31/12/2017 - 17:00

Prepare-se para o fim de ano!

 

Já comprou as passas e o champanhe? Muito bem!

 

Mas será que está a beber o espumante de forma correta? Possivelmente não!

 

Se pensa que os únicos passos envolvidos são abrir a garrafa e servir numa flute está muito enganado!

 

Saiba como apreciar melhor os sabores e os aromas desta bebida.

 

De certeza que costuma usar uma flute (aquele copo comprido supostamente próprio para o champagne)…Pois é, o melhor que tem a fazer é pôr esses copos de lado e sirvir o espumante num copo de vinho branco. A sua forma redonda permite que o champanhe respire para que possa trazer ao de cima os seus sabores e aromas naturais. A flute, por outro lado, tem uma ótima forma para brindar e exibir as bolhinhas do champagne. No entanto, o facto de ser estreita “sufoca” o sabor.

 

Para além disso, se agarra o copo pela taça está a aquecer o espumante mais rapidamente, o que não permite aproveitar todos os aromas.

 

Outro erro comum é o facto de a maioria das pessoas acompanhar o champanhe com comida refinada. Mas este tipo de vinho é perfeito para beber com pratos salgados e gordurosos. Por esta não esperava, certo?

 

Costuma encher o copo até cima? Esqueça isso! Servir mais do que um terço do copo faz com que a bebida aqueça demasiado e não a consiga saborear corretamente.

 

Talvez esteja, também, a abrir a garrafa de maneira errada. Siga estes três passos para que corra tudo na perfeição!

 

1. Coloque o polegar por cima da proteção que está à volta da rolha;

2. Desenrole o arame mas deixe-o estar em cima da rolha;

3. Gire a garrafa em vez de girar a rolha. Faça o oposto do que é hábito. Deve, sim, manter a rolha agarrada e puxar a garrafa.

Se tem o champanhe guardado há dias no frigorífico, está tudo mal. O espumante deveria estar numa zona com humidade. O frigorífico é um local pouco húmido, o que faz com que a rolha fique seca e se crie espaço entre ela e o gargalo. Assim, o vinho vai oxidar mais rapidamente, mudando drasticamente o seu sabor.

 

Agora, prepare-se para a festa e saboreie o champanhe na passagem de ano!

 

Siga a Revista VIP no Instagram