“Eu sou Arte e é exposto que gosto de estar e ser”. Quem o diz é Fernando Azevedo, um dos 14 artistas da exposição de arte contemporânea DANS LE RÔLE. Este projeto expositivo, que inaugura no dia 21 de novembro, às 18 horas, no Museu S. João de Deus, em Sintra, consiste numa parceria estética entre artistas profissionais e artistas do atelier ExperimentAR.TE da Casa de Saúde do Telhal, do Instituto S. João de Deus.
No papel: pode ser esta a tradução literal para uma exposição que se assume de combate ao estigma da saúde mental . Esta parceria artística permite trabalhar a inclusão social da saúde mental e tornar público o valor artístico e criativo de pessoas com doença mental. Dans le Rôle, por tudo isto, não é só uma exposição de arte, mas também um projecto de responsabilidade social e cultural. O Museu S. João de Deus, a Casa de Saúde do Telhal, através do projeto ExperimentAR.TE, e a P28 juntaram-se porque acreditam que a realização destas ações podem “desenhar uma valorização tanto social como artística destes artistas-utentes”.
Instalações, vídeos, projeções, fotografia, pintura, escultura e desenho: uma multiplicação estética que traduz a disseminação social. Nesta equação, os artistas profissionais assimilam todos os elementos como iguais, constituindo-se como uma componente de equivalência, reconhecem o Eu e o Tu, os Outros. Assim sobre esta matriz da identidade o projeto Dans le Rôle age como síntese unificadora com a recolha de informação como conceito social que se conecta com a espontaneidade do conteúdo individual.
A exposição está em exibição até ao dia 31 de janeiro e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta das 09 às 17 horas. Nos fins de semana e feriados a exposição pode ser visitada com marcação prévia. O Museu S. João de Deus é na Estrada do Telhal. 2725 – 588, Mem Martins.
Siga a Revista VIP no Instagram