Alberta Marques Fernandes
Lança livro sobre a importância das mulheres na política

Nacional

A pivot da RTP 1, pretende dar a conhecer, as caras por trás dos grandes nomes da política no nosso país, que na sua maioria são do sexo feminino.

Sex, 03/11/2017 - 16:11

Alberta Marques Fernandes lança uma obra única e exclusivamente sobre o papel das mulheres na política do nosso País: “Mulheres na Política. Relatos na primeira pessoa”. A jornalista explica que: “Não se trata de um livro sobre política, é sobre as mulheres na política. Tem muito pouco de política e muito mais de vida e experiências.”

 

As protagonistas desta obra são Assunção Cristas, Catarina Martins, Cecília Meireles, Isabel Moreira, Mariana Mortágua, Rita Rato e Teresa Leal Coelho.

 

“Sete deputadas, escolhidas pelo mediatismo que têm. Mulheres que mostram ao mundo que podem fazer a diferença.”, explica a jornalista.

 

Nunca como agora as mulheres se destacaram tanto na política portuguesa. Pela primeira vez em Portugal, o número de mulheres no Parlamento ultrapassa os 30% e duas lideram partidos. Combativas, modernas, determinadas e comprometidas com a causa pública, não se amedrontam com o facto de o caminho na política ser mais difícil para as mulheres. Alberta Marques Fernandes confessa que: “O caminho da igualdade de género ainda é longo, mas a história não se pode fazer só no masculino, também se faz no feminino.”

 

A pivot não encontrou nenhuma dificuldade em particular ao escrever esta obra, revelando que: “As protagonistas aceitaram de imediato o convite e mostraram-se muito disponíveis.”

 

Alberta confessa que não ficou mais surpreendida com esta ou aquela política que entrevistou para este livro, sendo que todas a surpreenderam de formas diferentes.

 

A escritora afirma que o seu maior objetivo é: “Mostrar quem são estas mulheres, as protagonistas da politica”.

 

Aquando questionada sobre como conseguiu conciliar a escrita deste livro com a vida pessoal/ profissional, Alberta rapidamente contrapôs: “Essa é uma questão que é feita apenas às mulheres. Porque nunca se questiona a um homem essa pergunta? É igual. Consegui conciliar este projeto como tudo na minha vida: organizei o meu tempo. Demorei menos de um ano a escrever este livro.”

 

Texto: Sara Savery

 

Fotos: D.R.

 

 

Veja também:

João Ricardo

Ator recusava tomar medicação

 

Laura Figueiredo

Demasiado magra? Veja a foto da polémica

 

 

Tragédio do Meco

Dux volta à vida social

 

Diana

A deputada que aquece as redes sociais

 

EXCLUSIVO

ÍTALO ESPEROU ANDREIA E A FILHA À PORTA DO HOSPITAL

 

 

Siga a Revista VIP no Instagram