Valentino Baptista era no final da década de 90 e início dos anos 2000, um dos modelos mais requisitados a nível nacional e internacional. O manequim, que sempre marcou pelos longos cabelos escuros, é dos poucos portugueses que se pode gabar de ter desfilado para nomes como Jean Paul Gautier, Hugo Boss ou Mishiko Koshino.
A sua presença nas passarelas era tal que lhe valeu um passaporte para a casa mais vigiada do país. Assim, em 2002, Valentino participou na segunda edição do Big Brother Famosos, da TVI. Namorava então com Dânia Neto.
Depois da participação no reality show, fez uma incursão pelo mundo da música, tendo lançado o CD É mais que um Amor. A vida corria-lhe bem até que deixou a cena mediática para abraçar uma carreira dita normal. Chegou a director criativo de uma agência de marketing digital. Casou e teve um filho. Mas não lhe chegava. «Tinha um bom emprego, um cargo de direcção, salário rechonchudo, seguro de saúde, lugar de estacionamento e mais um par de botas. Estava estável, sempre rodeado de amigos e família.. Por outro lado, estava ávido de aventura, de novas histórias.. Do meu próximo passo», escreveu na sua págima pessoal de facebook.
Há cinco meses, o antigo manequim resolveu emigrar. Deixou a família e partiu para a Suíça, à aventura. «Fui forçado a tomar muitas decisões de adulto com a convicção de uma batata: Peço um aumento? Despeço-me? Vou para a Suiça? Fico perto da familia e amigos? Vendo a casa? Gostaria de contratar um serviço de consultoria e gestão de vidas. Enfim, mais pancada, menos pancada, e a coisa foi-se fazendo com base em instinto e acaso. Ter um plano não me garante as respostas certas para todas as questões».
A coragem de ir à aventura foi recompensada. «Arranquei à frente [da família] com um mês de avanço. Foram 30 longos dias de distância. No reencontro o meu filho parecia-me bastante mais crescido. Cheguei à Suiça há 5 meses (estive 1 a trabalhar remotamente) como UX Specialist e sou hoje promovido a Head of Design & Digital Marketing. Estou contente e com vontade de justificar o lugar. Quando for rico contrato uma pessoa para fazer o meu trabalho», escreve, de forma engraçada.
É que Valentino tem um objetivo na vida. «Tenho um plano: ser o melhor do mundo. Qualquer posição entre o que sou hoje e o melhor do mundo, é “lucro”. Tenho poucos sonhos, muitas metas e um plano que vou executando com algum rigor».
Recorde o manequim que fez suspirar uma geração.
Fotos: DR e Impala
Veja mais notícias
Constança Urbano de Sousa
Ministra demite-se depois de ser arrasada por pivô da SIC
Ana Sofia Martins
Substituição de Fátima Lopes gera polémica
Constança Urbano de Sousa
Conheça a mulher por detrás da ministra
Cristina Ferreira
Muda de visual
Surpreende-te com as 5 príncipais fantasias delas
Siga a Revista VIP no Instagram