A 27 de junho, durante a reunião de líderes em Bruxelas. António Costa foi confirmado como o primeiro português e o primeiro socialista a assumir a presidência do Conselho Europeu em Bruxelas.
O ex-primeiro-ministro foi eleito pelos chefes de Estado e de Governo da União Europeia e irá desempenhar o cargo durante um mandato de dois anos e meio. A informação foi revelada posteriormente pelo ainda presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que numa publicação na rede social X (antigo Twitter) anunciou que os líderes da UE “elegeram António Costa como novo presidente do Conselho Europeu.”
A nova vida de António Costa começa em dezembro e o político já reagiu. Através da rede social X, António Costa anunciou que será “com um enorme sentido de missão” que vai assumir “a responsabilidade de ser o próximo presidente do Conselho Europeu”. “Como presidente do Conselho Europeu, a partir de 1 de dezembro, estarei totalmente empenhado em promover a unidade entre os 27 Estados-Membros e focado em implementar a Agenda Estratégica, que o EUCO hoje aprovou e que orientará a União Europeia nos próximos cinco anos”, referiu.
O desafio que o ex-primeiro-ministro agarra a partir do final do ano não lhe traz apenas prestígio e um alto cargo, mas também uma verdadeira fortuna no imediato… e não só.
Feitas as contas e António Costa passará a ganhar um salário três vezes maior do que aquilo que ganhava como primeiro-ministro.
Saiba mais na Nova Gente que está nas bancas
Texto: Neuza Gomes; Fotos: Impala
Siga a Revista VIP no Instagram