“A quimioterapia preventiva, também conhecida como quimioterapia adjuvante, é administrada após a cirurgia de remoção do cancro e quando os exames mostram que não há evidências de que o tumor se tenha espalhado para outros órgãos. Embora este tratamento tenha como alvo células ocultas, muitas vezes causa danos colaterais, levando a efeitos colaterais como perda de cabelo, baixa contagem de glóbulos brancos, redução da imunidade a infecções e inflamação intestinal. “
Dieta saudável
Uma dieta saudável repleta de frutas, vegetais, antioxidantes e gorduras insaturadas saudáveis, como a ómega 3, é extremamente benéfica durante a quimioterapia. “Para apoiar o corpo durante a quimioterapia, é crucial que os pacientes mantenham uma dieta bem balanceada, rica em proteínas, vitaminas, carboidratos e gorduras para reconstruir e compensar os danos”, explica Mokbel.
Quanto às declarações de Caroline Mason, nutricionista, garante que é vital cortar qualquer alimento que seja inflamatório, pois a inflamação prolongada pode danificar células e tecidos saudáveis e enfraquecer um sistema imunológico já fraco.
Alimentos a evitar:
- açúcar
- álcool
- trigo
- laticínios
- glúten
Alimentos a consumir:
- 10-12 vegetais/frutas orgânicas por dia
- proteína magra orgânica
- eletrólitos – adicionar sal cristalino do Himalaia à sua cozinha e à sua água
- gorduras saudáveis – óleo de abacate, azeite, nozes/sementes
- carboidratos complexos – mantendo-os mínimos, orgânicos e complexos – batata doce, arroz integral, quinoa, trigo sarraceno
Exercício regular
É crucial que a princesa de Gales faça exercício aeróbico regular para ajudar a combater a fadiga e melhorar o bem-estar geral durante o tratamento. Pode passar pela corrida ao levantamento de peso, do ciclismo ao remo, da ioga ao HIIT.
Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: Reuters/Shutterstock