A internet é um meio sempre útil, visto que torna o acesso à informação quase infinito. O Dr. Eduardo Xavier, médico cirurgião, falou-nos sobre o autodiagnóstico pela internet e dos perigos adjacentes.
Mas porquê? O Dr. Eduardo Xavier explica: “A medicina é uma área muito complexa em que a integração de conhecimentos adquiridos através da formação académica e experiência dada pela prática clínica, tornam os profissionais de saúde as únicas fontes para esclarecer todas as dúvidas, efectuar diagnósticos e decidir sobre o melhor tratamento”. E acrescentou: “A Internet pode ser útil para nos elucidar e aumentar os nossos conhecimentos no âmbito da cultura geral, e para nos esclarecer de forma genérica.”
Por fim garante que apesar de poder ser útil não se deve tirar conclusões definitivas nem “modos de actuação”, pois “poderão pôr em causa a saúde de vós próprios ou de quem vos é próximo.”
A verdade é que quando se pesquisa pelos sintomas, por exemplo, as informações encontradas online consideram apenas sintomas gerais, sem terem em conta as características individuais de cada paciente e as variáveis que podem alterar um diagnóstico. Além disso, não há comprovação científica em muitos dos conteúdos, o que pode levar a que a pessoa acredite que está com um determindo problema quando na verdade pode ser outro.
Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos; D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
4Nacional
Marco Paulo
Família ‘impedida’ de lutar por herança: “A menos que…”