O Natal convida à ingestão de alimentos que não são habituais ao longo do ano e por isso a Dra. Magda Roma, nutricionista, deixa algumas dicas de alimentos a evitar.
1. Iguarias ricas em gorduras saturadas:
Tradicionalmente a mesa de natal tem rissóis, empadas, queijos, embutidos. O prato da carne apresenta-se com excesso de molhos.
a. Se a festa for na casa de familiares/amigos:
Evite comer gorduras saturadas como nos embutidos e queijos gordos, não se esqueça se comer estes depois já não deverá consumir os doces tradicionais uma vez que esses também apresentam elevada quantidade de gorduras saturadas, isto se quer manter o equilíbrio. No prato, se comer carne, deixe o molho na travessa e acompanhe com uma boa quantidade de legumes.
b. Se a festa for na sua casa:
Faça entradas controladas, ou seja, se são 10 pessoas faça 10 entradas e sirva diretamente à mesa. Pode apresentar um folhado de queijo de cabra com mel, conseguindo controlar os excessos para bem de todos.
2. Bebidas Açucaradas e Alcoólicas:
Reduza o consumo de refrigerantes, sumos açucarados e bebidas alcoólicas, que podem adicionar calorias vazias.
a. Se a festa for na casa de familiares/amigos:
Opte por brindar com os seus, mas ingira água ao longo da refeição. Caso não ingira álcool, perfeito, beba água.
b. Se a festa for na sua casa:
Evite bebidas açucaradas e refrigerantes para as crianças e pessoas que não ingerem álcool, no lugar desses faça um chá frio ou uma agua aromatizada ou até uma kombucha. Há várias receitas disponíveis e sempre oferece aos seus opções mais saudáveis. Caso ingira álcool, segue a recomendação acima.
3. Pães Brancos e produtos refinados:
a. Se a festa for na casa de familiares/amigos:
Nada a fazer, não coma, ou se comer, coma porções pequenas ou divida com alguém que também quer passar por esta época festiva provando de tudo mas com controlo nos excessos.
b. Se a festa for na sua casa:
Opte por servir pão branco, pão integral e/ou pão torrado. Caso faça as rabanadas e os sonhos, faça com farinha/pão integral. Uma rabanada é boa de qualquer forma e acredite, sonhos com farinha integral além de serem mais saudáveis saciam-nos mais e o sabor é praticamente o mesmo.
4. No momento da sobremesa
a. Se a festa for na casa de familiares/amigos:
Caso haja várias opções de sobremesa, opte por apenas uma e coloque uma pequena porção, não se esqueça que a noite é longa e além das sobremesas há os doces típicos de Natal.
b. Se a festa for na sua casa:
Não faça sobremesa. Ofereça fruta. Convide os seus convidados a desfrutarem dos doces tradicionais de natal, como rabanada, filhó, sonho, azevias, broas de mel ou mesmo 1 fatia de bolo rainha. Todas estas iguarias da época podem ser feitas na sua casa e com opção de farinhas e açucares mais saudáveis.
Fotos: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Fanny Rodrigues
Após o fim de ‘Somos Portugal’ e sem lugar na TVI, atira: “Tive a sorte de ser convidada…”
-
4Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo