Nutrição
5 dicas para comer no Natal sem engordar

Culinária

O Natal está a aproximar-se e os quilos a aumentar… será? É uma opção! A Dra. Magda Roma ensina-nos os segredos para comer e não engordar.

Dom, 10/12/2023 - 17:00

O Natal está a aproximar-se e os quilos a aumentar… será? É uma opção! A Dra. Magda Roma, nutricionista, ensina-nos os segredos para comer e não engordar.

5 dicas de nutrição:

1. Controle de Porções: Servir porções menores das iguarias pode ser uma estratégia. Assim pode desfrutar de todas as opções, mas em pequenas quantidades evitando repetir o prato.
2. Escolhas Saudáveis: Numa boa mesa de natal também há sempre legumes, salada, proteína magra e naturalmente algumas entradas, sobremesas e os tradicionais produtos natalícios, podendo estes últimos serem calóricos. Nesse sentido, tente saltar as entradas, caso as opções sejam calóricas e passe para o prato principal onde consegue fazer uma melhor escolha. Quanto à sobremesa, salte esta e opte por uma das iguarias natalícias, como 1 fatia de bolo rainha ou 1 sonho ou 1 filhó, por exemplo.
3. Atividade Física: Uma técnica que faço todos os anos é fazer uma boa caminhada antes e depois da refeição, ajudará a algum gasto energético do excesso que eventualmente possa ou poderei vir a cometer.
4. Evite beliscar ao longo do serão e do dia de Natal: O Natal é momento de convívio com os entes queridos, nesse sentido, ocupe o serão e o dia de Natal com actividades em família. Jogos de tabuleiro, jogos interactivos mas que todos possam colaborar. Nesse sentido estarão entretidos onde não haverá muito espaço para petiscar.
Coma entre as refeições frutas que auxiliam na digestão como o ananás ou a papaia e ingira infusão de hortelã e menta, por exemplo.
5. Moderação com Doces e Bebidas Alcoólicas: Limite o consumo de sobremesas ricas em açúcar e controle a ingestão de bebidas alcoólicas. Faça sempre ingestão de água em simultâneo com o consumo de álcool para que não haja, de uma forma tão agressiva a desnutrição associada à ressaca.

 

E se a ideia é que se pode comer o que se quiser… a Dra. Magda deixa tudo bem explícito: “Temos de entender que se consumimos alimentos calóricos e tenhamos um comportamento sedentário, iremos ter mais calorias ingeridas do que as gastas que podem provocar um aumento do número na balança. Assim, o que proponho é comer de forma consciente, permitindo-se desfrutar de forma controlada conforme recomendo acima e, ao mesmo tempo, perceber que os excessos têm que ser gastos através de pratica de actividade física. Assim, conseguirá desfrutar sem culpa.”

Fotos: D.r.

 

Siga a Revista VIP no Instagram