Há uma nova variante da covid-19 a dar que falar. Até porque Portugal acaba de registar a semana com o maior número de casos em oito meses. Algo que, explica o pneumologista Filipe Froes à Renascença, está associado à nova variante da doença, Éris. Que se destaca por ser ainda mais contagiosa, mas com um menor risco de mortalidade. O que leva a que o especialista recomende “monitorização e preparação” para o outono e inverno.
Leia ainda: Fisioterapeuta choca ao dançar com recém-nascido no bolso da bata
Olhando para aquilo que foram os últimos oito meses, destaca-se o 14 de agosto como o dia com o maior número de infeções. “Estamos a viver uma situação normal, que nos deve alertar em termos de preparação para o final do ano, o outono-inverno, que é a monitorização da doença e de que teremos de vacinar as populações de risco com as novas vacinas adaptadas à nova subvariante”, defende o especialista.
Sintomas da nova variante de covid-19
A Éris foi detetada pela primeira vez em fevereiro de 2023, na China. “Os dados preliminares disponíveis mostram que esta subvariante não tem ainda nenhum acréscimo de gravidade, embora possa vir a surgir em número absoluto”, realça Filipe Froes. Salientando que a maior parte dos casos acontece na população mais jovem e sem fatores de risco associados. Quanto aos sintomas, não existem diferenças em relação às variantes já conhecidas da doença. Ou seja: febre, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e perda de olfato e paladar.
Texto: Bruno Seruca
Fotos: Reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”