O Ministério Público acusou o cantor Tony Carreira de plagiar 11 músicas de autores estrangeiros, com a colaboração do compositor Ricardo Landum, também arguido, considerando que se “arrogaram autores de obras alheias” após modificarem os temas originais.
“Depois de ti mais nada”, “Sonhos de menino”, “Se acordo e tu não estás eu morro”, “Adeus até um dia”, “Esta falta de ti”, “Já que te vais”, “Leva-me ao céu”, “Nas horas da dor”, “O anjo que era eu”, “Por ti” e “Porque é que vens” são algumas das músicas acusadas de serem plágio.
No entanto, o humorista Nilton já tinha exposto, em 2009, no programa 5 Para a Meia-Noite, da RTP, que Tony Carreira plagiou algumas músicas estrangeiras, nomeadamente, a canção “Tzigane” de Frederic referente a “Adeus até um dia” e “Después De Ti” de Rudy Perez correspondente à música “Depois de ti mais nada”.
“Estou aqui para provar que estas teorias da conspiração estão erradas em relação à música portuguesa”, começa por referir ironicamente o comediante.
Nilton não só aponta as semelhanças entre as músicas, como analisa trechos das canções, demonstrando, de forma irrefutável, que o cantor romântico português plagiou as referidas músicas.
Para além dos sucessos de Tony Carreira, o humorista compara as “parecenças” entre as músicas: “Anzol” dos Rádio Macau e “Just Like Heaven” dos The Cure, uma canção de João Pedro Pais com outra dos Daft Punk, “Se esta Rua Fosse Minha dos Orquestrada” com uma música do brasileiro Lando Leonardo.
“Nada a ver”, afirma entre risos Nilton ao comparar as músicas originais estrangeiras com os alegados plágios portugueses.
Clique no play e veja o vídeo!
Siga a Revista VIP no Instagram