Judite Sousa
Guerra com a TVI termina ao fim de nove meses

Nacional

Judite Sousa chegou finalmente a acordo com a TVI/CNN depois de ter deixado a estação há nove meses, insatisfeita com a estação.

Ter, 09/05/2023 - 11:54

Ao fim de nove meses, a Media Capital (TVI) e Judite Sousa chegam a acordo, após a mediática saída da jornalista da estação. A CNN Portugal emitiu, esta segunda-feira, 8 de maio, no final da emissão do ‘Jornal da CNN’,  em comunicado o acordo entre a TVI e a jornalista.

“A administração da TVI comunica ter acertado com Judite Sousa os termos pelos quais as partes resolvem qualquer perturbação que eventualmente pudesse vir a eclodir nas suas relações, de modo imediato e completo, estando ambas as partes de boa-fé na conclusão deste ciclo”, começa por informar a nota.

Por fim, é lamentado qualquer involuntário transtorno, incómodo ou inconveniente que possa ter surgido no decurso do relacionamento profissional que foi mantido entre ambas as partes“.

Contudo, os detalhes do acordo acabaram por não serem divulgados.

Judite Sousa diz que comunicado é um “imperativo moral”

“O comunicado da administração da TVI foi divulgado ontem no final do “ Jornal da CNN “. A narrativa foi negociada durante meses pelos advogados das partes. Trata-se de um comunicado que se tornou para a minha pessoa um imperativo moral.”, escreveu a jornalista, nas redes sociais.

Recorde-se que, após saída da TVI, em novembro de 2021, Judite Sousa assinou contrato com a CNN Portugal. Meses depois, a jornalista assumiu a função de correspondente do canal no acompanhamento do conflito na Ucrânia, em Lviv.

No entanto, passado cerca de meio ano, Judite anunciaria a saída do canal. “Nunca vi uma moeda ou uma nota ucraniana. Para beber uma água, tomar um café, almoçar, pedia ao jovem repórter de imagem que pagasse a minha despesa”, escreveu, na altura, numa publicação divulgada através das redes sociais.

Judite Sousa desiludida com a TVI

Judite Sousa foi convidada no programa de Júlia Pinheiro, da SIC, onde recordou o momento em que soube que o filho, André Sousa Bessa, de 29 anos, tinha perdido a vida, em 2014. A jornalista disse que recebeu um telefonema de madrugada que lhe dava conta do sucedido. Agora, durante uma entrevista à Lux, Judite falou novamente sobre a morte do filho e recordou um dos episódios que passou dentro da TVI, levando-a a decidir abandonar o canal.

A comunicadora revelou que descobriu que os próprios colegas terão feito uma “grande pressão” sobre a administração do Hospital Garcia de Orta: “Aquele momento foi de uma violência sem nome. Eu estava a apresentar em direto um jornal e fiquei a saber, a ter uma noção mais clara de como tinha sido tratada, pelos meus colegas, a morte do meu filho. E isso causou-me uma grande revolta, porque o meu filho não era uma figura pública”, contou à mesma publicação.

Judite Sousa afirmou que, quanto ao canal onde trabalhava anteriormente, “faltou ponderação”: “Quanto à empresa onde eu trabalhava, foi o que foi Reconheço que faltou ponderação naqueles trágicos dias, mas assumo essa responsabilidade”, disse.

Continue a ler aqui.

 

Texto: Ana Rocio com Sofia Mendes, Fotos: D.R.

Leia ainda: Judite Sousa conta tudo sobre o “processo de revolta” após morte do filho

Siga a Revista VIP no Instagram