A convidada mais recente da Met Gala deste ano é especial por muitos motivos. Isso porque estamos a falar de uma gata. Mas não qualquer gata. Referimo-nos a Choupette, a gata de raça Sagrado da Birmânia, de 11 anos, de Karl Lagerfeld, que morreu em 2019 e que vai ser homenageado no evento deste ano, que acontece já no próximo dia 1 de maio.
Choupette era a companheira do designer alemão e herdou grande parte da sua fortuna – avaliada em cerca de 400 milhões de euros – , e continua honrar o seu legado diariamente, especialmente através da sua conta de Instagram, gerida por Françoise Caçote, antiga governanta do criador alemão.
O agente de Choupette, Lucas Berullier, confirmou ao New York Post que o felino mais conhecido do mundo da moda tinha recebido um convite formal. “Ela recebeu o convite“, afirmou.
O código de vestuário para a Met Gala deste ano, que será supervisionado, como sempre pela editora-chefe da Vogue, Anna Wintour, é “em honra de Karl”. Aquele a que muitos chamam o maior evento da moda, marca a inauguração da exposição anual do Costume Institute, que este ano é dedicado ao designer alemão e chamada “Karl Lagerfeld: A Line of Beauty“. A exposição irá abrir dia 5 de maio.
Como começou esta amizade
Não se sabe ao certo como é que Karl Lagerfeld conheceu Choupette, apenas se sabe que foi em 2011.
Uns dizem que nesse ano, o designer cuidou da gata pelo seu amigo, o modelo Baptiste Giabiconi. O modelo foi de férias e queria alguém que pudesse tomar conta da gatinha. Durante este tempo, o designer e Choupette uniram-se, e o amigo modelo de Karl Lagerfeld percebeu que estavam inseparáveis.
Porém, outra versão diz que Karl Lagerfeld ficou com Choupette. O Daily Mail sugere que, após duas semanas a tomar conta da gata, o diretor criativo da Chanel disse ao seu amigo: “Lamento, mas a Choupette é minha“.
Choupette atualmente faz parte do top 10 de animais mais ricos do mundo, avaliada em cerca de 12 milhões de euros.
A gatinha apareceu recentemente numa sessão fotográfica com Naomi Campbell para a edição de maio de 2023 da Vogue America. Edição que apresenta reinterpretações do estilo do alemão, criadas por dez dos grandes designers da atualidade.
Texto: Rita Velha; Fotos: Redes Sociais, Arquivo Impala, Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram