Carminho
Confessa que a sua voz mudou depois de ser mãe: “É uma questão fisiológica”

Nacional

Carminho esteve em conversa com Manuel Luís Goucha no programa “Conta-me”, da TVI, onde falou sobre a sua carreira e a maternidade.

Sáb, 25/03/2023 - 16:25

Maria do Carmo de Carvalho Rebelo de Andrade, ou Carminho, é uma das maiores cantoras de fado da atualidade portuguesa. Este sábado, dia 25 de março, a fadista esteve em conversa com Manuel Luís Goucha no programa “Conta-me“, da TVI.

A última vez que Carminho falou com o apresentador da TVI foi em 2010, quando a fadista tinha acabado de lançar o seu primeiro disco, “Fado”, e tinha regressado da Índia, onde realizou uma viagem de voluntariado, que durou cerca de dois meses. Agora, 13 anos depois, Carminho reflete no tempo que passou e no regresso a esse país. “Quando voltei à Índia, uma irmã reconheceu-me, dez anos depois, e disse ‘Maria estás tão nova, pareces a mesma’ e passou por mim tudo o que aconteceu naqueles dez anos. A primeira vez que lá tinha estado não tinha nenhum disco, não era mãe. Pessoalmente não era mãe, e profissionalmente não tinha os discos.”

Sobre a maternidade: “Vejo-me de outra maneira”

Nestes treze anos que passaram, uma das coisas com maior destaque na vida de Carminho é a maternidade. A fadista tornou-se mãe de um menino, que nasceu em maio de 2020, fruto da relação com o produtor musical João Gomes.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Carminho (@carminho)

O meu filho trouxe-me uma grande mudança, um amor que eu não conhecia, que não fazia ideia de que existia“, diz Carminho, que confessa que não estava preparada para este ‘papel’. “Há uma coisa muito bonita que acontece, tu começas-te a olhar um bocadinho desfasadamente, numa visão periférica. Porque até ali, eu sou o centro de mim, o meu olhar está tão centrado em mim, que muitas vezes nem me vejo. Quando fui mãe, automaticamente, o olhar sai de mim, passa para estar atento a outro lugar que não eu, portanto, o meu olhar vem em reflexo, e eu vejo-me de outra maneira.”

A cantora, que vem de uma família de artistas – a mãe é a também fadista Teresa Siqueira, que é considerada uma das mais talentosas e inovadoras cantoras de fado da sua geração – confidencia que o seu filho já tem essa ‘veia’ em si. “Ele pode ser artista, e parece-me até já que é. Dá-me uma imensa alegria“, diz sorridente.

Mudança da voz

Uma das coisas que a fadista, que acabou de lançar o seu sexto disco ‘Portuguesa‘, nota que veio com a maternidade foi uma mudança que aconteceu na sua voz. Manuel Luís Goucha questionou Carminho sobre o que mudou na sua música depois de ser mãe, e a fadista reconhece que tudo muda, “até a voz”.

A voz mudou. É mesmo físico, é mesmo uma questão fisiológica. Pode vir dessa ideia de emoção, de maturidade, de calma, de paz, de amor, mas que fisicamente se nota“, começa por explicar. “Se fores ouvir o meu primeiro disco a voz é totalmente diferente.” Carminho considera que há algo de “mais suave” na sua voz.

 

Texto: Rita Velha; Fotos: Divulgação TVI

Siga a Revista VIP no Instagram