A ortodontia é a área da Medicina Dentaria que envolve o uso de aparelhos ortodônticos, alinhadores ou outros aparelhos dentários para corrigir o posicionamento dos dentes, fechar espaços entre os dentes “diastemas”, corrigir a linha média.
A VIP esteve à conversa com o Prof. Dr. João Espírito Santos, médico dentista da Medical Art Center, que nos deu algumas dicas para quem usa aparelho dentário ou alinhador:
– Escovar e usar fio dentário regularmente: é importante manter uma boa higiene oral ao usar aparelhos dentários ou alinhadores. Escove os dentes duas vezes ao dia e use fio dentário pelo menos uma vez ao dia para evitar a acumulação de placa bacteriana e cáries;
– Usar um protetor oral : Se pratica um desporto ou participa de qualquer atividade de alto impacto, é importante usar um protetor oral para proteger o seu aparelho ou alinhador evitando assim, danos em caso de acidente / incidente com os dentes;
– Evitar roer as unhas ou mastigar canetas e lápis: esses hábitos podem exercer pressão sobre seus aparelhos ortodônticos ou alinhadores e fazer com que se partem ou se desloquem;
– Comparecer a todas as suas consultas do plano de tratamento ortodôntico: consultas regulares com o seu ortodontista são importantes para garantir que os seus aparelhos ou alinhadores estejam ajustados adequadamente e, acima de tudo, para acompanhar o seu progresso.
– Manter os alinhadores ou contenções num local seguro: quando não estiverem em uso, guarde os seus alinhadores ou contenções num estojo protetor para evitar danos ou perdas.
– Ser paciente: O tratamento ortodôntico leva tempo, e é importante ser paciente e seguir as instruções do seu ortodontista para obter os melhores resultados.
Alimentos para evitar ao usar aparelho dentário:
– Alimentos duros e crocantes: Alimentos como nozes, pipocas, pastilhas elásticas e gelo podem danificar ou partir os fios e bráquetes do aparelho, causando desconforto e atrasando o tratamento.
– Alimentos pegajosos e mastigáveis: gomas, caramelos, pastilhas elásticas podem colar no aparelho e são difíceis de remover, podendo causar cáries e outros problemas de saúde oral.
– Alimentos açucarados e ácidos: O consumo de alimentos e bebidas açucarados e ácidos, como refrigerantes, bebidas energéticas, doces e sumos de frutas, pode causar cáries, erosão do esmalte e outros problemas dentários.
– Carnes duras e mastigáveis: Carnes como carne seca, costeletas de porco e bife exigem muita mastigação, o que pode causar desconforto e danos ao aparelho.
– Frutas e vegetais duros: Embora as frutas e vegetais sejam geralmente saudáveis, os duros como maçãs, cenouras podem ser difíceis de morder e podem danificar o aparelho. É melhor cortá-los em pedaços pequenos antes de comer.
Entrevista: Maria Constança Castanheira; Fotos: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”