A empresária e influenciadora italiana Chiara Ferragni usou a roupa para dar voz a problemas pelos quais as mulheres passam.
Chiara Ferragni, com a ajuda das criações da Dior, usou quatro vestidos para apresentar o ‘Festival de Sanremo 2023’, um dos mais importantes de Itália, todos eles direcionados para temas como o ódio, a violência, ou o sexismo. Com isto, a italiana de 35 anos provou que a moda pode ser utilizada para passar mensagens importantes.
Veja abaixo os vestidos de Chiara Ferragni, tal como as mensagens por detrás deles.
1. O Vestido ‘Manifesto’
Este vestido preto comprido e clássico, com uma faixa creme com as palavras ‘Pensa livremente’ é dedicado a todas as mulheres que querem ser elas próprias sem serem julgadas. “Quando começámos a pensar nos vestidos para as duas noites de Sanremorai sentimos a necessidade de trazer para o palco mais popular de Itália uma mensagem social, mesmo através da moda”, começa por escrever. “O vestido manifesto é um vestido de seda preta inspirado nos clássicos da Dior, com uma frase crucial bordada: “Pensa livremente”. As palavras simples mas poderosas vêm de uma fotografia tirada por Claire Fontaine que esperamos que inspire todas as mulheres a sentirem-se livres para sair do papel que a sociedade lhes foi imposta.”
Um dos vestidos mais poderosos foi o ‘Vestido Contra o Ódio’. Um vestido branco, com pérolas negras bordadas que incluía algumas das críticas direcionadas a Chiara, que é frequentemente alvo de críticas, quer seja pela sua aparência, pelo seu corpo, ou pela sua liberdade de se sentir bem como mulher e mãe. “As frases de desprezo bordadas em pérolas negras são as verdadeiras ofensas que as críticas dirigem às suas fotografias partilhadas diariamente no Instagram. Com este vestido queríamos lembrar as mulheres que não se devem deixar abater por críticos, porque só as opiniões daqueles que nos amam é que realmente contam“, escreveu Fabio Maria Damato, o agente de Chiara Ferragni, na legenda da fotografia partilhada.
Algumas das palavras e frases escritas no vestido são: “Nojenta”, “Pornografia em breve”, “O verdadeiro rabo é flácido”.
Este vestido, com ilusão de nudez, quis lembrar a todos os direitos e a igualdade de género, sem que existam julgamentos, e mostra que, todas as mulheres devem usar o que entenderem. “Trazer a atenção de volta aos direitos das mulheres, aos seus corpos e à forma como as mulheres os mostram, infelizmente, ainda é considerado controverso e questionável”, começa por apontar o agente da artista. “Este é o corpo de uma mulher, o de Chiara Ferragni, que gostaria de dar voz a todas as mulheres do mundo que são banidas e abusadas, todas aquelas a quem é dito que o seu corpo gera vergonha, que é apenas um objecto de desejo ou que instiga ao pecado. Este é o corpo de todos. Que aquele que está sem pecado atire a primeira pedra!”
O quarto vestido foi usado por Chiara Ferragni e pela filha de um ano, Vittoria, e a mensagem por detrás dele é para a nova geração. “Libertar a nova geração dos estereótipos de género em que as mulheres se sentem frequentemente enjauladas. Este vestido representa a esperança de quebrar as convenções impostas pelos patriarcas. Uma esperança que colocamos nas meninas de hoje, que serão as mulheres de amanhã. Este é o desejo de uma mãe para a sua menina, de que ela possa finalmente gritar Vittoria (vitória)!”