Meghan Markle recorreu ao gás hilariante, conhecido por droga do riso, durante o primeiro parto. Segundo o livro de memórias do príncipe Harry, a duquesa de Sussex inalou este gás durante as primeiras contrações. Contudo, e surpreendentemente, o duque revelou que também inalou este gás – entonox.
O que é este gás que Meghan e Harry tiveram à sua disposição?
Entonox é uma mistura de gases! Metade é óxido nitroso, que tem efeito analgésico e relaxante, sendo totalmente seguro. Este gás é usado como epidural no Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia. Já em Espanha e em Portugal, por exemplo, o caso é diferente.
No Reino Unido, seja hospitais públicos ou privados, os profissionais de saúde incentivam mesmo a optarem por este gás que torna o parto do bebé mais relaxante e agradável.
Experiências
De acordo com a Hola, algumas mulheres que recorreram a esta substância afirmaram que se sentiram tontas e que quase não sentiram dores. Contudo, há quem afirme que a dor é a mesma.
Diferença entre Entonox e outros analgésicos
Apesar de ser seguro, tem também contraindicações. O que difere este gás de outros analgésicos é que não tira totalmente a dor, só alivia. Ou seja, é usado essencialmente por pessoas que querem um parto o mais natural possível e que não querem epidural.
Este método pode ser usado com a epidural também. Ou seja, começar por usar o gás primeiro nas contrações iniciais e recorrer à epidural no momento do parto: tal e qual como Meghan Markle fez já que, por fim, optou pelo método mais clássico para dar à luz o pequeno Archie.
Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: Reuters e Casa Real Britânica
Siga a Revista VIP no Instagram