Os cabelos brancos estão cada vez mais populares e há muitos rostos mediáticos a assumi-lo. No entanto, há ainda uma série de dúvidas e até mitos sobre o tema. Afinal, porque é que aparecem os primeiros cabelos brancos? “Os cabelos brancos surgem devido ao facto dos melanócitos, células responsáveis pela produção de pigmento no bulbo capilar, começarem a perder a sua capacidade de produção de melanina. Além da influência genética, a poluição ambiental, o stress e ansiedade, a deficiência de vitaminas B12, D, E e Tiamina, Doenças como o Hipotiroidismo ou doenças autoimunes como o vitiligo podem causar o seu aparecimento prematuro. O stress oxidativo decorrente da normal atividade celular é também um fator a ter em conta no aparecimento de cabelos brancos”, explicou à VIP o médico Carlos Portinha, diretor clínico do grupo Insparya.
E, ao contrário do que se possa pensar, não há cuidados específicos a ter. “Apesar do cabelo grisalho tender a ser menos elástico, mais grosso e áspero ao toque, por apresentar uma textura diferente do resto do cabelo, os cuidados com este tipo de cabelo são semelhantes aos cuidados que devemos ter com os cabelos em geral”, explica o médico, adiantando que cada cada pessoa deverá adaptar os produtos ao seu tipo de cabelo. Além disso, depois da lavagem, o “couro cabeludo deve ser seco com secador frio ou na primeira posição de calor, a perda de um palmo de distância do couro cabeludo”.
E há pouco que se possa fazer para retardar o seu aparecimento, principalmente, quando a causa é exclusivamente genética. Se a causa for multifatorial, de acordo com Carlos Portinha, o principal cuidado é o da prevenção. “Esta faz-se pela adoção de hábitos saudáveis, como uma dieta pobre em gordura e rica em antioxidantes, não consumir álcool em excesso, não fumar, praticar exercício físico regularmente. A adoção de medidas que visem a redução do stress do dia-a-dia é também uma ajuda importante na prevenção dos cabelos brancos”. O médico também recomenda tratamentos capilares, como a mesoterapia, que previnem o aparecimento de cabelos brancos.
“Vários estudos têm vindo a ser desenvolvidos no sentido de procurar causas específicas no folículo piloso, no sentido de descobrir uma cura para os cabelos brancos, mas até hoje não foi descoberto nenhum tratamento verdadeiramente eficaz”, explicou.
Cabelos brancos e autoestima
O aparecimento dos cabelos brancos poderá ou não influenciar a autoestima dos pacientes, sendo que, muitas vezes, são as mulheres quem mais sofre com a questão. “A influência na autoestima dos pacientes vai depender da forma como os cabelos brancos são assumidos. No homem, pela influência até algo machista da sociedade, os cabelos brancos são habitualmente mais bem tolerados e vistos até como sinal de charme. Nas mulheres, associa-se por norma, erradamente, o cabelo branco à velhice“, sublinhou Carlos Portinha. “Felizmente esse desvio de conceito está a mudar, também devido a modas em que o cabelo branco ou acinzentado é adotado como estilo em pessoas que o pintam para obter esse efeito”.
Foto de Nickolas Nikolic na Unsplash
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”