Dino d’Santiago fez uma declaração que está a dar que falar. O mentor do programa da RTP, “The Voice Portugal” quer mudar o hino nacional e lançou um desafio aos portugueses. A revelação foi feita logo a seguir à sua atuação na conferência “Deixar o Mundo Melhor”, que decorreu esta sexta-feira, dia 6 de janeiro, na Fundação Champalimaud, em Lisboa, nas celebrações dos 50 anos do jornal Expresso.
Perante a plateia, Dino d’Santiago alertou para o peso bélico da letra da composição musical patriótica. “A pensar nos nossos filhos”, o artista instigou às devidas alterações. “A nossa geração, este nosso tempo, já é tempo de termos um hino menos bélico, que incentive menos às guerras. Não gritemos mais ‘às armas, às armas’, não lutemos mais contra canhões e não marchemos mais ‘contra os canhões’”, enfatizou o músico.
Ainda, num grito de mudança, Dino d’Santiago incentivou à transformação da mentalidade do povo, do espírito e que Portugal seja inundado com amor. “Os nossos filhos já não precisam disso e a nova emancipação já não pode ser territorial, que seja mental, espiritual e com amor. É um desafio que eu lanço”, finalizou.
O hino nacional português “A Portuguesa”, recorde-se, foi composto por Alfredo Keil, com letra de Henrique Lopes de Mendonça, em 1890. Só em 1911 é que o tema se tornou na canção nacional oficial símbolo do Estado português.
Texto: Carolina Sousa; Fotos: Arquivo Impala e Redes Sociais
Siga a Revista VIP no Instagram