Michelle e Lucas
A Michelle tem 38 anos e vem do Brasil. É micropigmentadora de lábios e sobrancelhas. O Lucas tem 31 anos e vem do Brasil. Trabalha numa loja de suplementos e é atleta de culturismo. A Michelle é uma pessoa muito calma, mostra uma grande maturidade por tudo o que já viveu, e emociona-se ao falar da relação. Tem dois filhos, teve uma filha que morreu com 3 dias.
O Lucas é uma pessoa mais tímida e controlada, mas também se emociona ao falar da relação. Tem um filho que não vê há algum tempo. Conheceram-se num ginásio no Brasil, e o Lucas sempre reparou na Michelle, “por ser uma mulher vistosa”. Treinaram juntos no mesmo ginásio durante 3 meses, e a Michelle diz que foi o Lucas que reparou nela, “porque ela só conseguia ver o braço dele”. Um amigo dos dois, postou uma foto com a Michelle numa festa, e o Lucas comentou e então os dois começaram a falar e a trocar likes e emojis através das redes sociais. A Michelle não teve grande reação ao início, pois pensou: “ele é bombado, e não deve ter nada na cabeça”. Segundo o Lucas, foi ele que teve a iniciativa de começarem a conversar, e descobriram que a irmã do Lucas trabalhou para a Michelle durante muitos anos.
Assume que mexeu no telemóvel do Lucas, descobriu as mensagens, e confrontou-o. O Lucas conta que a Michelle mexia no telemóvel dele sem autorização, e enquanto ele dormia, e foi obrigado a confessar que tinha alguém.
Depois da Michelle descobrir, o Lucas acabou por sair de casa. A Michelle tentou seguir com a sua vida, e chegou a sair com um homem. Foram ao cinema, mas acabou por não acontecer mais nada, pois a Michelle não se sentia confortável.
Sílvia e Paulo
A Sílvia tem 35 anos e vem de Lousada. É trabalhadora fabril e trabalha em part time a servir as mesas. O Paulo tem 34 anos e vem de Lousada. Trabalha como segurança. Sílvia é bem-disposta, muito faladora, que facilmente também solta um choro ao falar da relação que teve com o Paulo. Já o Paulo é mais tímido, com um sorriso envergonhado. É um ex-casal que rapidamente se percebe que encaixam, são perdidamente apaixonados um pelo outro. Têm uma filha em comum, por isso, veem-se regularmente. É com a Leonor que a Sílvia vive e o Paulo vive em casa dos pais.
Separaram-se em agosto de 2020, depois de terem estado casados durante 13 anos. Mas durante este tempo nem tudo foi um mar de rosas. Houve vezes em que o Paulo saiu de casa devido as discussões que o casal tinha, pois, ambos comentam que nenhum tem o feitio fácil. Por volta de 2015, uma das vezes em que o Paulo foi embora, teve um relacionamento com uma enfermeira (o Paulo trabalhava no IPO do Porto). Não foi uma coisa de apenas uma noite, na realidade, rondou os 6 meses, mas a Sílvia só descobriu mais tarde. Segundo a Sílvia, o Paulo disse que ia de viagem para Madrid com os amigos, mas ela descobriu que ele tinha ido com esta rapariga, por quem se terá iludido financeiramente.
O casamento ficou abalado, mas a Sílvia perdoou-o porque pensava que o problema era dela. Segundo o casal, a relação melhorou muito depois de o Paulo voltar novamente para casa. Já há dois anos, a relação não teve o mesmo desfecho. O Paulo comenta que graças à pandemia, começaram a passar muito mais tempo juntos, o que fez com que a relação se desgastasse. Sente que a Silvia embirrava muito mais com tudo. Após uma forte discussão por causa de uma cadeira, Paulo saiu de casa e nunca mais voltou. Hoje assume que o divórcio foi precipitado.
Sofia e José
A Sofia tem 39 anos e vem de Leiria. Atualmente está desempregada e sem grande motivação para muitas coisas. Considera-se muito amiga, mas também assume ser explosiva e muito desconfiada. O José tem 42 anos e vem de Leiria. Trabalha como mecânico na oficina do seu irmão, e é muito dedicado ao trabalho, assume que sempre foi um defeito seu, colocar o trabalho à frente de tudo. Considera-se muito divertido e animado, é uma pessoa de pessoas, fala com qualquer um, incluindo várias mulheres, o que nunca agradou Sofia. O José diz que nunca traiu!
A Sofia e o José conheceram-se numa festa da aldeia quando tinham cerca de 15 anos. A Sofia me- teu-se com o José pois mal o viu foi amor à primeira vista! Nessa altura namoraram durante uns meses, mas terminaram quando uma rapariga da escola disse à Sofia que também tinha algo com o José. A Sofia acreditou na amiga sem nunca falar com o José, e terminou com ele sem lhe explicar o porquê. Ele só soube recentemente. Depois disso, cada um fez a sua vida em separado. O José casou (esteve casado 18 anos) e teve dois filhos. Esteve emigrado na Suíça.
Há 5 anos o José veio para Portugal no verão e reencontrou a Sofia na festa da aldeia, pouco tempo depois voltaram a namorar. Sofia começou a ficar um pouco em baixo depois da morte do pai há 10 anos, mas acentuou-se nesta altura e isso teve peso na sua relação com o José. Ficou ciumenta e facilmente se enervava por tudo e por nada. O José exaltava-se e discutiam constantemente, ele diz até que lhe chegou a dizer certas palavras que sabe que a magoaram mais do que “um estalo”. Com todo este mau ambiente na relação, o José decidiu terminar há cerca de 2 meses. Atualmente ainda se falam, mas vivem em casas separadas.
Vanessa e Diogo
A Vanessa tem 26 anos e vem de Loures. Considera-se carinhosa, mimosa, e por vezes insegura e desconfiada, o que não joga a seu favor nas relações pois acaba por desconfiar de tudo. O Diogo tem 26 anos e vem de Loures. É frio, distante, e assume-se como demasiado exigente nas relações. Sabe que é mau a comunicar, nem sempre consegue expressar-se como gostaria e acaba a ser duro e “agressivo” com as palavras. (palavras dele).
A Vanessa e o Diogo conheceram-se em 2019 nas redes sociais. Depois de falarem diariamente, decidiram combinar um encontro e logo aí o Diogo diz que se apaixonou à primeira vista. Gostou da simpatia da Vanessa e da sua personalidade carinhosa. Começaram a namorar pouco tempo depois e passados alguns meses de relação, a Vanessa descobriu que estava grávida. Na altura, esta notícia foi um choque, principalmente quando souberam que eram gémeos. Ainda assim, ambos dizem que interromper a gravidez nunca foi opção, e este foi um período muito feliz para os dois.
Mas tudo mudou depois do nascimento dos filhos. Em setembro de 2021 a Vanessa abriu um café, o que fez com que a relação ficasse ainda mais fragilizada. Acabaram por se separar nessa altura, mas também tentaram reatar várias vezes. Quando se separaram, o Diogo foi viver para casa da mãe durante alguns meses, mas acabou por voltar para casa para ajudar a Vanessa com as despesas e com as crianças. Apesar de terem voltado a viver juntos, mantiveram-se separados, ela dorme no quarto e ele no sofá.
Texto: Inês Borges e Divulgação TVI; Fotos: TVI