Convidada de Júlia Pinheiro no ‘Júlia’, da SIC, Helena Costa recordou a luta contra um cancro no pulmão, em 2021. A atriz de 40 anos contou que inicialmente desvalorizou a situação. “Já tinha sintomas há algum tempo, mas achava que era da vida agitada. Depois vinha o inverno e parecia que era das constipações”.
Depois disso, foi ao médico e diagnosticada com asma. Só mais tarde, e com os sintomas a persistirem, é que soube que a situação era mais grave do que inicialmente se previa.
“Até tinha uma atitude otimista. Acho que só me ‘caiu a ficha’ quando eu contei à minha irmã e ela caiu de joelhos e começou a chorar”, recordou. “Este é um tipo de tumor que demora a crescer. Havia uma parte do pulmão que já estava mal oxigenada e eu já me sentia cansada”, explicou.
No entanto, acabou por correr tudo bem o cancro estava localizado. “Foi possível ser operado numa zona alcançável e não havia metástases. Não se vive, nem me lembro muito bem dessa altura. Foi transcendente”, referiu, lembrando que as duas filhas gémeas, Maria do Mar e Mercedes, tinham pouco mais de um ano.
“Percebemos que a vida pode mesmo ser dois dias. Fez-me ver que não é preciso ter medo com outras coisas, que podemos fazer o que realmente gostamos, sem perder tempo”, concluiu.
Mostra cicatriz aos seguidores
Em abril de 2021, Helena Costa foi operada após lhe ter sido diagnosticado um tumor carcinoide no pulmão. Um ano depois, a atriz decidiu exibir a sua cicatriz sem pudores e fez uma reflexão profunda sobre o que mudou na sua vida desde então.
“Se aumentarem a fotografia conseguem ver do que falo. Nestes últimos dias, apesar de atarefados, tenho tido momentos solitários de reflexão. Faz um ano que atravessei o período mais assustador da minha vida. Tanta coisa mudou desde então e apesar da minha vida ter dado uma daquelas voltas de 180 graus, o que mudou mais foi a minha maneira de ver e encarar o dia-a-dia!”, começou por escrever na legenda da foto publicada no Instagram.
Veja a imagem e leia tudo aqui.
Siga a Revista VIP no Instagram