Will Smith regressou ao grande ecrã com o filme Emancipation, nove meses após a polémica estalada que deu a Chris Rock em plena cerimónia dos Óscares. A nova obra cinematográfica de Antoine Fuqua estreou na Apple TV+ dia 9 de dezembro (e dia 2 nos cinemas dos EUA) e o ator está preocupado que a produção do filme seja afetada pelas suas ações e que possa não ter o reconhecimento merecido. Como tal, de forma a cativar audiência, o artista está a oferecer dois meses grátis no serviço de streaming.
“Tive que garantir que os meus fãs vissem ‘Emancipation’, então estou a oferecer-vos 2 meses grátis de Apple TV+”, publicou Will Smith, na sua conta no Instagram. O acordo feito entre o ator e a Apple dá aos usuários acesso a todo o catálogo de filmes e séries durante os dois meses. Pode cancelar a adesão durante o período experimental ou continuar, mas a pagar 6,99 € por mês.
“Emancipation – uma história de liberdade” acompanha Peter (Will Smith), um homem que usa a inteligência, a esperança e o amor pela família para escapar da escravidão, fugir de caçadores brutais e passar pelo pântano impiedoso de Louisiana em busca da liberdade. O filme é inspirado nas fotos de “Whipped Peter” de 1863, tiradas durante um exame médico do Exército da União, que apareceram pela primeira vez na Harper’s Weekly. Uma imagem, conhecida como “The Scourged Back”, que mostra as costas nuas de Peter, mutiladas pelo chicote de escravocratas, contribuiu para aumentar a oposição do público contra a escravidão, pode ler-se na Apple TV+.
Emancipation é o primeiro teste junto do público sobre a popularidade de Will Smith, depois de ter agredido Chris Rock no palco dos Óscares, por uma piada sobre a sua mulher. Após o escândalo, o ator abandonou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que por seu turno o baniu das cerimónias dos Óscares e dos eventos organizados pela academia nos próximos dez anos. Emancipation foi filmado antes do incidente e era visto como outro potencial grande papel de Smith. A data de estreia ficou em suspenso depois do caso Chris Rock, pois temia-se que a súbita má imagem do ator prejudicasse o lançamento do filme.
Foi, também, Emancipatian que tirou Smith da ‘clausura’. Com o objetivo de promover o filme, o ator concedeu uma entrevista a Trevor Noah, no programa “The Daily Show” – a primeira desde o escândalo -, onde falou abertamente sobre a ‘fatídica’ noite. “Há muitas nuances e complexidades por detrás do que fiz. Mas no final do dia, perdi a cabeça. A verdade é que nunca sabemos aquilo pelo que os outros estão a passar. Alguém sabe o que eu estava a passar naquela noite? Não que isso justifique o meu comportamento, mas foi uma raiva que estava fechada há muito tempo [e que saiu]”, disse Smith. Leia a entrevista aqui.
Foto: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram