Morreu a atriz Maria Adelina Duarte, aos 92 anos, na passada terça-feira, na Casa do Artista, em Lisboa
A atriz, que se destacou na opereta e no teatro de revista, nasceu na Amadora, em abril de 1930, e contou com uma carreira ligada ao mundo das artes com mais de 40 anos. Foi ainda durante a sua infância, que deu os primeiros passos no mundo performativo, com as digressões dos espetáculos do empresário Rocha Brito.
No entanto, tornou-se conhecida dos portugueses com o nascimento da RTP. Foi também na estação pública que se despediu da arte da representação, em 1990, com a série Mistério Misterioso.
Maria Adelina, que vivia na Casa do Artista desde 2014, contou também com “vasto percurso artístico, integrou o elenco de mais de 60 peças, tendo-se estreado, em teatro, na opereta “O Passarinho da Ribeira” (1946, Teatro Sá da Bandeira) ao lado de Aura Abranches, Luísa Satanela e de Domingos Marques. Pela cidade do Porto nutriu sempre especial carinho, escolhendo-a para o nascimento do seu filho”, podia ler-se na publicação de despedida da Casa do Artista, que relembrou ainda a ida para o Brasil da artista lusa.
“Inicialmente conhecida por Mary Delly, quando em 1948 foi para o Brasil passou a adotar o nome artístico de Maria Adelina. No Brasil, onde esteve durante 6 meses, fez várias revistas e operetas, entre São Paulo e o Rio de Janeiro, e teve um programa semanal na Rádio Globo. Além desta paragem, encantou ainda o público no Canadá, nos Estados Unidos, em África. Recebeu homenagens no Brasil e em Espanha”, pode ler-se no comunicado.
Segundo a Casa do Artista, o funeral de Maria Adelina “realiza-se amanhã às 12h na Igreja de São João de Deus, seguindo depois para o Crematório dos Olivais”.
Texto: Tiago Miguel Simões; Fotos: Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram