O São Martinho comemora-se no dia 11 de novembro, mas a verdade é que o significado desta data passa despercebido por vezes. A sua VIP dá-lhe a conhecer a lenda, as tradições pela Europa, a nossa conhecida festa do Magusto e uma receita de castanhas assadas.
Lenda de São Martinho
No século IV, Martinho seguia a cavalo quando encontrou um mendigo ao frio e à chuva a pedir esmola. Sem que tivesse nada para lhe dar, e vendo o pedinte a tremer de frio, cortou o manto ao meio, cobrindo-o com uma das partes. Nesse momento, a tempestade desapareceu e um sol radiante começou a brilhar. Este ‘milagre’ ficou conhecido como ‘verão’ de São Martinho durou três dias. Desde essa altura, que em novembro o tempo de outono dá tréguas e o sol ilumina os dias.
Este cavaleiro era um militar do exército romano que abandonou a guerra para se tornar num monge católico. Foi sepultado a 11 de novembro, na cidade francesa de Tours, a sua terra natal e é por essa mesma razão que o Dia de São Martinho se comemora nesta data.
Tradições
Este dia celebra-se por toda a Europa, mas as celebrações variam de país para país. Em Portugal, é tradição a festa do magusto. Come-se castanhas, bebe-se água-pé e jeropiga. Além disso, prova-se o vinho. Segundo ditado popular, “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”.
Receita de Castanhas Assadas
Ingredientes:
Preparação
- Dê um pequeno corte em cada castanha e envolva-as em sal grosso .
- Leve a meio do forno, a 180º C, durante 30 minutos. Sirva em seguida.
Dicas
Coloque as castanhas em água durante 20 minutos antes de irem para o forno.
Tempere com ervas doces a gosto.
Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram