Atualmente, torna-se cada vez mais importante reconhecer os benefícios do pensamento positivo e, num patamar superior, saber como o podemos (e devemos) cultivar.
De acordo com a Hola e segundo um especialista em desenvolvimento pessoal, António Herrero Estévez, é importante saber em primeiro lugar o que é que significa ter um pensamento positivo.
Assim, em primeira instância, é relevante compreender que o pensamento positivo se concentra no que a pessoa pode alcançar, nas possibilidades e oportunidades. Os pensamentos negativos ‘desligam o cérebro’, na medida em que não deixam que encontre soluções ou procure caminhos. Quando se ativa o cérebro com a questão, por exemplo, ‘como é que eu posso fazer isto’, coloca-se toda a capacidade de procurar possibilidades.
Neste seguimento, o especialista garante que as pessoas, no geral, têm uma crença errada sobre o que é realmente pensar positivo “Acho que a maioria das pessoas, ou pelo menos a maioria das pessoas que conheço, associa o pensamento positivo a passar a vida feliz pensando que está tudo bem, que é preciso sorrir sempre, que os problemas não existem.”
Os benefícios de ter pensamentos positivos
A verdade é que o pensamento totalmente negativo não existe. Isto porque, por exemplo, se a pessoa decide ir a um sítio que não conhece, já está a ativar o pensamento positivo, acreditando que vai ser bom e que não vai correr riscos.
Como trabalhar para ser mais positivo?
Segundo o especialista o mais importante é a educação, o treino e o interesse em adquirir o pensamento positivo. “Se os pais costumam responder ‘vamos ver como é possível’, a criança acaba a estabelecer essa ideia como um modo de vida. Se responderam ‘não’ sistematicamente, a criança acredita que o normal é o ‘não’.
Treinar o pensamento positivo
Pode começar a treinar hoje para alcançar o copo “meio cheio”. O exercício é o seguinte: da próxima vez que alguém lhe disser algo, veja a sua reação. Vai responder com soluções/ possibilidades ou com bloqueios/ objeções?
Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram