Carlos III é proclamado rei neste sábado, 10 de setembro, numa cerimónia no Palácio de St.James, em Londres. O monarca, que ascende ao trono aos 73 anos, após a morte da rainha Isabel II, reuniu com o Conselho Privado e a proclamação foi assinada por um grupo de conselheiros, que inclui os arcebispos de Cantuária e York, a primeira-ministra Liz Truss e os membros da família real presentes.
O novo rei de Inglaterra presidiu o Conselho Privado e discursou na Sala do Trono. O discurso foi emitido pelas televisões de todo o mundo e Carlos III jurou proteger a Igreja da Escócia, o exército e servir o Reino Unido e “todos os territórios que lhe pertencem.” “Para cumprir estes deveres estou constantemente a ser apoiado pela minha esposa Confirmo também a minha intenção de continuar a tradição de entregar as receitas da herança ao governo para benefício em troca da concessão soberana que sustenta meus deveres oficiais como chefe de estado e chefe de nação”, acrescentou.
O príncipe William e a rainha consorte Camilla assinaram o juramento do príncipe Carlos, bem como as restantes testemunhas presentes na Sala do Trono.
A Guarda Real alinhou-se no paço do Palácio de St.James. Ouviram-se as trompetas, seguidas de 41 tiros de canhão, foi lida a proclamação do o rei Carlos III e, depois, o monarca subirá à varanda do Palácio de Buckingham para ser oficialmente proclamado rei de Inglaterra e da Commonwealth.
O novo rei chegou de carro ao Palácio de Buckingham na tarde deste sábado, onde esperavam centenas de britânicos. Carlos III acenou aos súbditos.
Com a ascensão ao trono, Carlos herda cerca de 425 milhões de euros da rainha Isabel II, para além dos subsídios estatais e rendas de que passará a dispor por ser o novo rei de Inglaterra.
Ainda neste sábado, o rei Carlos III deverá ainda encontrar-se com o marechal Conde Edward Fitzalan-Howard, o respondável pelos preparativos das cerimónias fúnebres da rainha de Inglaterra, que esteve à frente do trono durante 70 anos.
O corpo da rainha Isabel II ainda permanece em Balmoral, na Escócia, e só amanhã é que vai ser transportado para Londres, através de uma longa viagem de comboio.
Rei Carlos III fez o primeiro discurso após a morte da mãe
A proclamação do rei Carlos III acontece um dia após o seu primeiro discurso público após a morte da mãe. Nesta sexta-feira, 9 de setembro, monarca discursou pela primeira vez após a morte da rainha Isabel II. As primeiras palavras do novo rei de Inglaterra foram carregadas de muita emoção e ficaram marcadas pelos agradecimentos à mãe e pelas promessas enquanto novo soberano.
Todo vestido de preto e com um retrato de Isabel II. Foi assim que o rei Carlos III surgiu, na emissão televisiva que foi para o ar às 18h. “Durante toda a sua vida, a Sua Majestade, a Rainha, a minha querida mãe, foi uma inspiração, um exemplo para mim e para toda a minha família (…) Presto homenagem à memória da minha mãe e honro a sua vida de serviço”, começou por dizer.
Leia mais aqui
Texto: Mafalda Mourão; Foto: Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram