João Francisco Lima esteve à conversa com Manuel Luís Goucha e recordou, com carinho, o pai, Pedro Lima, que morreu há dois anos. O jovem, que tornou a tristeza da perda num caminho para ajudar os outros, trabalhando agora na área da saúde mental, revelou que a partida do pai o fez crescer.
“Há um termo técnico que define a minha situação que é o crescimento pós-traumático. Passa pelo crescimento que advém de uma situação traumática (…) tem de ser uma coisa muito racional”, explicou.
Questionado pelo apresentador se foi isso que o fez querer ajudar os outros, o filho mais velho de Pedro Lima revelou que sentiu a “responsabilidade” de ajudar os outros por sentir essa capacidade. Começou assim a partilhar a forma como tem lidado com a perda com quem precisa de ajuda.
João Francisco Lima: “Isso foi essencial no meu processo de luto”
“Tu sabias que o teu pai estava doente?”, perguntou-lhe seguidamente Manuel Luís Goucha. “Eu sabia que o meu pai estava deprimido. (…) O que a maior parte das pessoas não sabe, e depois diz-se surpreendida quando estas coisas acontecem, é para o estado em que uma pessoa está num determinado momento, e alguns sinais que ela pode dar, que não são os que estamos habituados a ver nos filmes, que são a tristeza ou a apatia… Não têm sequer noção que esses sinais podem estar a prever uma decisão como o suicídio”.
João Francisco Lima revelou que não conhecia os sinais. “O que nós não sabemos são os sinais, ou a dimensão dos sinais, que prevêem que, nesse estado, a pessoa possa tomar a decisão dessa magnitude.”
Por fim, Goucha perguntou-lhe se em algum momento se sentiu “culpado” por não se ter apercebido dos sinais. “Não, zero. E acho que isso é uma coisa absolutamente essencial no meu processo de luto. Foi eu nunca me ter sentido minimanete culpado”, declarou.
Assista ao vídeo aqui.
Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”