Princesa Diana
Filhos de costas voltadas 25 anos após a maior perda de todas

Realeza

A princesa Diana morreu aos 36 anos, a 31 de agosto de 1997, num trágico acidente de viação. Mais de duas décadas depois, ainda se chora a morte da Princesa do Povo, mas nem esta data consegue unir os príncipes William e Harry.

Qua, 31/08/2022 - 19:00

A princesa Diana morreu há 25 anos, a 31 de agosto de 1997, num trágico acidente de viação, em Paris. Lady Di, como hoje é carinhosamente tratada, tinha 36 anos e, mais de duas décadas depois, continua a ser um dos membros da realeza mais admirados.

Os filhos, príncipes William e Harry, que tinham respetivamente 15 e 12 anos quando perderam a mãe, vão assinalar esta data de forma separada. Nem este dia consegue juntar os filhos da Princesa do Povo, que continuam de costas voltadas. A última vez que foram vistos juntos, foi no funeral do avô, príncipe Philip ,em abril de 2021. Nas comemorações dos 70 anos do reinado da Rainha Isabel II, William e Kate Middleton cruzaram-se apenas uma vez com Meghan e Harry e o momento foi de tensão.

O primogénito e segundo na linha de sucessão ao trono britânico, Príncipe William, está prestes a deixar Londres com a mulher, Kate Middleton e os três filhos, George, Charlotte e Louis, para se mudar para os arredores do Castelo de Windsor. Já o príncipe Harry está a viver na Califórnia com Meghan Markle e os filhos Archie e Lillibet Diana (nome escolhido em homenagem à rainha e à princesa do povo), cumprindo assim um sonho da mãe.

Príncipe Harry pede para a mãe, princesa Diana, não ser esquecida

O príncipe Harry, o filho mais novo da Princesa de Gales, pediu para a mãe não ser esquecida, na passada quinta-feira, em Aspen, no Colorado. A apoiar a sua instituição de caridade, a Sentable, que trabalha com crianças na zona sul de África, fez o pedido na língua dos Sotos, um grupo linguístico e cultural dos povos bantus da África Austral. A palavra ‘sentebale’  significa: ‘Não me esqueças’.

 

Além disso, voltou a desejar que os filhos tivessem conhecido a avó.

Princesa Diana: O ícone de princesa do século XXI

A morte prematura e trágica levou a que a família real, os fãs da realeza e o mundo no geral se unissem num momento de dor. Quando Diana morreu no fatídico acidente, tornou-se o ícone de princesa do século XXI. A prova disso é que continua a ter um impacto enorme até pelo facto de continuarem a ser feitos documentários e notícias em sua homenagem. A sua irreverência, o gosto pela moda, o espírito caridoso e independente, o facto de ter quebrado protocolos e largado algumas amarras da tradição da monarquia, faz com que passados 25 anos, ainda se chore a morte da princesa Diana.

Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: Reuters e Casa Real Britânica

 

 

 

Siga a Revista VIP no Instagram